segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Adalbéron de Laon - fragmentos medievais

Por hoje estou postando estes fragmentos. Eles podem ser encontrados em várias coletâneas... Inclusive em um dos cadernos de atividades para grupos de 1º ano do Médio propostos por SEE.

Este material também confirma o poder da Igreja Católica ao tempo da Idade Média no Ocidente... É como postei anteriormente: toda a vida e o conhecimento considerado válido eram determinados pela Igreja e tinham fundamentação bíblica... Isso corresponde a admitir que a mentalidade era a de que o próprio Deus definia as existências e os fenômenos da natureza...

No texto do bispo Adalbéron de Laon temos a apresentação do “modo como Deus organizou a sociedade”. Temos a definição dos “estados”... A sociedade era estamental... Todos conhecem o primeiro estado, o segundo estado e o terceiro estado... Clero, nobreza e camponeses... Esses estados também podem ser chamados de “ordens”... Devemos entendê-las como as “ordens” definidas por Deus a cada um... É por isso que tornou-se comum dizer que a sociedade feudal era aquela em que uns oravam; outros guerreavam; outros produziam...

O que importava era a “missão” determinada por Deus aos homens... O primeiro estado não era necessariamente o dos mais ricos... Seus membros podiam não ser os de maiores posses... No entanto é muito comum notarmos as pessoas desenhando pirâmides sociais do Feudalismo em que explicam que aqueles do alto eram os “mais ricos”... Pertenciam a essa parcela da sociedade aqueles que tinham a ”ordem” estabelecida por Deus para cuidar da espiritualidade de todos, ou seja, os membros do clero... Podia acontecer de um padre passar necessidades, no entanto era um membro do 1º estado. Os nobres proprietários de terras tinham a missão do combate para a defesa da sociedade “estabelecida por Deus”. Guerrear (mantendo-se preparado para o confronto com os “não cristãos”) era a “ordem” que deviam cumprir em vida. Tão sublime missão só podia ser carregada de uma série de nobres regras.

Os fragmentos do religioso deixam claro a condição dos servos, uma “desgraçada raça” que, à custa de muito trabalho, fornecia todo o essencial à vida dos demais... O bispo apresenta a sociedade como perfeita... Dá a ideia de que “tudo está em seu devido lugar” porque é perfeito, “definido por Deus”, e assim (sem traumas provocados por alterações) “reina a paz sobre os homens”.





Fragmentos do bispo Adalbéron de Laon, século XI. In Le Goff, Jacques “A civilização do Ocidente medieval”

“A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado tem três corpos: com efeito, os nobres e os servos se regem pelo mesmo estatuto. (...) Uns são guerreiros, protetores das Igrejas; são os defensores do povo, tanto dos grandes como dos pequenos. (...) A outra classe é a dos servos: esta desgraçada raça nada possui senão à custa de sofrimento. Dinheiro, vestuário, alimento, tudo os servos fornecem a toda a gente; nem um só homem livre poderia subsistir sem os servos. (...) O senhor é alimentado pelo servo, ele, que pretende alimentá-lo.(...)
A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham. (...) Os serviços prestados por uma das partes são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. (...) É assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz.”

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas