domingo, 19 de dezembro de 2010

ABC do sertão - Luiz Gonzaga

O vídeo aqui destacado foi extraído de youtube - Luiz Gonzaga -- ABC Do Sertão - Oficial

Também em O Estado de São Paulo de ontem, li dois artigos sobre Luiz Gonzaga, o Gonzagão, o rei do baião. No último dia 13, se vivo estivesse, completaria 98 anos. Daí os textos em sua homenagem.

Um dos textos que li foi de Juca Ferreira, que é o atual Ministro da Cultura. Ferreira destaca a competência de Luiz Gonzaga ao explicitar através de sua música as raízes da identidade brasileira. Talvez tenha sido o Gonzagão, também carinhosamente chamado de Lua, quem primeiro tenha mostrado ao mundo que o Brasil também é Nordeste.


Graças a Luiz Gonzaga o baião tornou o estilo mais tocado em nosso país durante os anos 1940 e 1950. O ministro destaca o suporte técnico que o rádio e a indústria fonográfica, sobretudo no Rio de Janeiro, vinham adquirindo... Luiz Gonzaga passou a ser apreciado nacionalmente e suas interpretações levavam o mundo urbano a conhecer um pouco mais da realidade interiorana e agrária de outras paragens.

Tenho observado meus alunos e seus pais... Converso com eles... Percebo neles o retrato cantado por Gonzaga. Mas a realidade que normalmente assumem tem sido outra. Muitos perdem suas origens e passam a preferir ritmos (não só musicais) urbanos que sugerem valores mais relacionados à sensualidade e ao consumo...

O ministro Ferreira, que esteve exilado na Suécia, afirma que se emocionava ao ouvir em longínquas terras a sanfona e o lamento de Gonzaga... Recordava-se então de sua infância, sentia saudades do Brasil.

Concordo com o texto que diz que todos passaram a conhecer um pouco mais do Nordeste brasileiro graças às interpretações de Gonzaga. Eu também posso dizer que as músicas dele lembram uma infância num lar de trabalhadores migrantes na cidade grande... A sanfona produzindo acordes num rádio sintonizado em Ondas Médias chiadas nas manhãs-madrugadas, cheirosas do café passando no coador, enquanto mais um dia de labuta se iniciava.

Um abraço,

Prof.Gilberto

Páginas