segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A Ideologia - Considerações sobre A Consciência Crítica - Ari Herculano de Souza


Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2010/12/ideologia-adaptacao-de-consciencia.html antes de ler esta postagem:


Conforme o combinado, deixo aqui algumas considerações que fiz de texto do professor Ari Herculano de Souza, apresentado ao lado. A adaptação de hoje é A Consciência Crítica, que pode ser encontrado em A Ideologia.

Se fizeram uma leitura atenta da publicação de 4/dezembro (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2010/12/ideologia-adaptacao-de-consciencia.html), devem ter notado o quanto aquele texto tem potencial para gerar polêmicas saudáveis em sala de aulas... Lembro-me de várias... Neste ano, com um dos grupos da EMEF Teodomiro, ocorreu uma discussão em torno do que é ser um “consciência ingênua”... Alguém havia dito que apostar em jogos de azar “ou na Tele Sena” é ser “consciência ingênua”... Outros não concordaram e alguns falaram algo como “só ganha quem arrisca apostar”... Foi então que entre os alunos saiu uma definição mais interessante: O “consciência ingênua” aceita a mensagem de que “é fácil ganhar”, “muitos ganham”, ou ainda “deixa de comprar o pão para os filhos para comprar o seu bilhete”...


A CONSCIÊNCIA CRÍTICA

Existe outro tipo de consciência que é bem diferente da Consciência Ingênua. Ele pode ser chamado de Consciência Crítica. O indivíduo de consciência crítica não aceita as interpretações fantasiosas, enganosas e outras formas de encobrir a realidade.

Quem tem consciência crítica busca sempre as causas dos fatos, está sempre desconfiado e se interessando pelos “porquês” mais profundos e reais das coisas. Uma consciência crítica observa, experimenta, problematiza e critica os fatos. Pensar de modo crítico é derrubar as mentiras, as falsas imagens, as ideias preconceituosas para estabelecer a razão, as causas e sentido das coisas.

O conhecimento científico e a busca da verdade são produtos da consciência crítica. O conhecimento científico não é algo que já está completamente definido (Absoluto). A consciência crítica busca sempre a verdade. Até mesmo para ter certeza de que a ciência não está mentindo.

Existem alguns grupos na sociedade que conseguem enganar a maioria através de propagandas falsas. Muitas vezes as propagandas são tão bem feitas que muita gente nem percebe que está sendo enganada. Há muitas técnicas de propaganda para fazer com que as pessoas sejam iludidas por algum produto ou ideia. É incrível, mas tem gente que fuma um determinado tipo de cigarro porque vê na televisão que “é o cigarro do sucesso”, ou se veste de uma determinada maneira porque nas novelas os artistas fazem a moda.

A televisão é um bom instrumento para fazer com que mais e mais pessoas de consciência ingênua consumam produtos e aceitem ideias que, na maioria das vezes, não têm nada a ver com a realidade delas. Muitos políticos também se aproveitam dessa situação e aparecem nela falando de “coisas lindas”, sobre feitos, obras realizadas e promessas sociais. A consciência ingênua aceita e fica maravilhada com tais promessas. Ou ainda, acredita que não tem de se preocupar com assuntos de Política.

A consciência crítica torna o indivíduo mais atento, mais alerta e comprometido com sua responsabilidade de “ser histórico”, de agente de mudança do mundo. A consciência crítica sabe que a Política envolve a todos nós e que é preciso “desvelar” (“traduzir”) o que os políticos andam falando. A consciência crítica sabe que todos os nossos atos são atos políticos e que nós temos um compromisso como “agentes de mudança do mundo”. Temos, portanto, um compromisso com o futuro.




Um abraço,
Prof.Gilberto

Leia: A Ideologia. Editora do Brasil.

Páginas