terça-feira, 22 de março de 2011

1822, de Laurentino Gomes

Recentemente citei Laurentino Gomes em uma postagem (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/consideracoes-sobre-os-best-sellers-com.html).


Este seu livro tem o título 1822 porque faz referências aos episódios da Independência Política de nosso país. É interessante notar que Laurentino Gomes destaca as datas nos títulos... Já havia feito isso com o 1808, que tem a ver com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil ao tempo dos conflitos que ficaram conhecidos como Guerras Napoleônicas e ao Período Joanino, que ocorreu até 1821. É claro que o 1822 traz várias referências ao texto anterior, é uma continuação, e não deixa de tratar das personagens que mais são discutidas quando falamos da data nacional de nosso país, o 7 de setembro, e das polêmicas em torno delas.


Em poucas palavras, podemos dizer que o livro apresenta (de modo mais que satisfatório) tópicos relevantes para a compreensão do tema e traz detalhes importantes para elucidar certas questões polêmicas, como a da Maçonaria. Essas questões problematizam as interpretações que fazemos sobre os episódios próximos ao “brado” às margens do Ipiranga. E sobre personagens como D. João, D. Pedro, José Bonifácio, Francisco Gomes da Silva (o “Chalaça”), D. Leopoldina, Domitila de Castro, D. Amélia, Lorde Cochrane, Frei Caneca e D. Miguel.


Vamos ver se para as próximas postagens escrevo algo sobre alguns dos episódios e personagens tratados em 1822.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/consideracoes-sobre-pedro-i-e-o-1822-de.html
Leia: 1822. Editora Nova Fronteira.



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas