segunda-feira, 7 de março de 2011

Proposta de aula contemplando estudo de Capitão Mouro, de Georges Bourdoukan, e Samba Enredo da Escola de Samba Paraíso de Tuiuti (2001)

Para esta postagem estou deixando um planinho de aula que elaborei há muito tempo. Trata-se de um pequeno roteiro que leva em consideração a indicação da leitura de Capitão Mouro, de Georges Bourdoukan. O texto, que foi objeto de apreciação aqui nas duas últimas publicações (http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/um-mouro-no-quilombo-samba-enredo-da.html; http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/capitao-mouro-de-georges-bourdoukan.html) tem cerca de 210 páginas, é de leitura agradável e instigador. Um bimestre é tempo mais que suficiente para que os alunos se dediquem ao texto.


Depois da leitura de Capitão Mouro: Agendar uma aula para a leitura do samba enredo Um Mouro no Quilombo, Isto a História Registra, da escola de samba do Rio de Janeiro, Paraíso do Tuiuti, 2001. A leitura deve ser seguida de uma audição do samba enredo e discussão em torno de questões propostas.


 As questões que planejei são essas: “Quais as interpretações possíveis do samba enredo da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti?”; “Quais são as relações que podemos fazer entre o texto de Bourdoukan e a letra do samba enredo da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti?”.


Essas questões podem ser apresentadas ao final da aula. Desdobramentos: as respostas podem ser debatidas em aula posterior; pode ser planejada uma pesquisa sobre a Escola de Samba, o Enredo e o desfile ocorrido; confecção de fantasias... E por que não uma exposição temática seguida de um pequeno desfile?



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas