sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O tio que flutuava - Quarta Parte

Talvez seja melhor você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/08/o-tio-que-flutuava-terceira-parte.html antes de ler esta postagem.


É claro que Marcos saiu em disparada atrás de Jorge, o tipo de óculos escuros da rádio. Marcos sabia que ele tinha visto Isaías flutuar e isso seria um excelente material para programas sensacionalistas da emissora... O nosso menino retorna à casa dos tios sem conseguir alcançar o curioso. O médico estava decidido em relação ao encaminhamento do caso a uma equipe do hospital, mas era o próprio paciente quem recusava a proposta. O doutor deixa a casa bem angustiado.
O dia seguinte é de novo encontro de Marcos com Laura bem de manhazinha. Novamente a menina vassourava a calçada por causa da folhagem espalhada pelos ventos da primavera. A avó não estava, então os dois podiam conversar um pouco... Falam sobre as bruxarias da avó de Laura. E não é que a garota dá umas informações sobre alguns experimentos em alquimia, vassouras voadoras, congresso de feiticeiras, e até feitiços para ganhar na loteria! Tudo muito decepcionante, já que nunca deram nenhum resultado positivo. Falaram também sobre a intenção da avó em conseguir um noivo rico para Laura (mas que decepcionante para Marcos!). Jorge (o tipo da rádio) passou de moto na rua e gritou que pretendia conversar com Marcos... Este, porém, ameaçou quebrar-lhe a cara... Laura espantou-se por Marcos conhecê-lo, disse que Jorge é meio-parente dela, e que a avó era revoltada com o moço que numa ocasião a levara à rádio para demonstrar que voava numa vassoura...


De volta à casa do tio Isaías, Marcos tem chance de conversar a sós com ele... O velho fala sobre sua personalidade e sobre o modo como sempre o olharam “atravessado”. Marcos quis saber se ele não queria que tudo se resolvesse, mas Isaías não diz claramente que sim... Na verdade, lamenta um pouco a condição de casado com Laura... Gostaria, sim, de voltar mais no tempo... Gostaria de retornar à juventude. Fala que, na época em que namorava Clara, conheceu outra moça (Vilma, que passou a atraí-lo muito mais)... Logo que Clara soube da situação exigiu que ele se decidisse... Todos sabem que ele acabou ficando com ela, porém nunca conseguiu se livrar do “fantasma” de Vilma em seus sonhos e pensamentos... Na ocasião em que colocou fim no relacionamento com Vilma, ela disse “você ainda voltará para mim, Isaías, juro.”
A maior surpresa para Marcos foi saber que Vilma mudara-se para a casa em frente à dos tios (!)... Então, Vilma era ninguém menos que a (bruxa) avó de Clara! Marcos começou a relacionar a levitação do tio à feitiçaria de Vilma... Para tornar tudo ainda mais estranho aos pensamentos de Marcos, o velho médico reaparece e pergunta se é verdade que estivera naquela casa, que vira o velho Isaías voando... O médico pediu que Marcos desamarrasse o tio... Imediatamente ele foi parar no teto (“tenho de fechar este alçapão”, foi tudo o que disse). O médico reafirmou que o caso devia ser apresentado às autoridades médicas e científicas...


A tia de Marcos, que havia saído para o mercado, retornava com as compras para o jantar... Isaías gritou com a esposa, fazendo-a entender que era ele quem devia decidir o que comer... Foi a primeira vez em toda a vida que ele conseguiu impor uma vontade sua à mulher, que se retirou para a cozinha. Mas o velho Isaías estava preocupado com a possibilidade de ser visitado por uma junta médica, ser levado ao hospital... Então Marcos decide esconder o tio.
Durante o jantar a conversa foi sobre a inapetência do menino... Isaías adivinhou que Marcos estava apaixonado e, por isso, sem apetite... Começaram, então, a falar sobre a vizinha bruxa, que “merecia estar num hospício”. Mais tarde Marcos foi à janela e pensava em Laura... De repente alguém bate à porta... Era Jorge (o tipo da rádio). Os tios de Marcos dormiam e, por isso ele procurou não gritar com o intruso, que se apresentou como jornalista e falou da possibilidade de encaminhar o caso daquela família à televisão... É claro que, mesmo com a promessa de conseguir muito dinheiro com o caso, Marcos recusou a oferta e disse que o tio era irredutível, não queria tornar o caso público... O menino falou de sua intenção de esconder o tio no forro da casa e tratou de trancar a porta.

Leia: O tio que flutuava. Editora Ática.
Para amanhã pretendo postar uma Quinta Parte.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/08/o-tio-que-flutuava-quinta-parte.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas