quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O tio que flutuava - Terceira Parte

Talvez seja melhor você acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/08/o-tio-que-flutuava-segunda-parte.html antes de ler esta postagem.
Muito engraçado o trecho em que Marcos retorna à casa da tia e presencia o tio recebendo um cacho de bananas preso a uma vara... Tia Clara orientara que ele deveria atirar as cascas num cesto trazido por ela... Só lamentações... Ele não acertava o cesto e se referia aos problemas que os aviões tinham para atingir os seus alvos durante a Segunda Guerra...
Parece que a ideia do sobrinho foi mais prática... Ele comprou alguns metros de corda plástica, laçou o tio e o trouxe para o chão, amarrando-o numa poltrona. Uma marreta pesada garantia a sua permanência em terra firme... Isaías não demonstrava grande satisfação ao retornar ao chão, pois afirmava que “lá em cima estava mais fresquinho”... Isaías mostrou insatisfação em relação ao fato de encontrar-se amarrado a uma poltrona.



Se flutuar era um desconforto, por outro lado (pelo menos aparentemente) Isaías demonstrava não se importar muito em ficar livre de certas situações do solo...
Marcos teve de ir à estação de rádio para mandar notícias através do programa. Mas a complicação era como anunciar o recado à família... Um rapaz magro, de óculos escuros insistia em saber qual era a mensagem para encaminhar ao estúdio...
Todos percebiam o embaraço do garoto, então ficou acertado que a mensagem seria “notícias sobre o tio seguem em carta”... Ao anotar o endereço do tio de Marcos, o rapaz magro percebeu que era perto de onde morava. Ele disse ao Marcos que se fosse algo “extraordinário” poderia levar o tio à rádio para participar de um programa sobre esse tipo de caso. É claro que o garoto não levou essa possibilidade em consideração.
Mais tarde Marcos e os tios conversaram sobre que encaminhamento dariam à situação... Decidiram chamar um clínico geral. A tia Clara foi até o doutor, que andava meio “lelé da cuca”. Ao saber que o caso era a flutuação de Isaías, o médico começou a gritar com Clara e a chamá-la de “velha maluca”. Apesar disso, decidiu visitar o paciente.


Marcos aguardou o médico em frente de casa. Logo que ele chegou, foi encaminhado até os tios... Tia Clara pôs-se a chorar assim que o viu... O médico retrucou afirmando que todos ali eram doidos... Ao ouvir isso, o garoto não teve dúvidas e desamarrou o tio, que logo flutuou... Tia Clara e o médico falavam ao mesmo tempo, enquanto tio Isaías dizia que estava enxergando fios descascados na lâmpada... Tia Clara queria cogitar que o problema do marido talvez fosse por causa da alimentação, já o doutor refutou essa opinião achando que o problema estava mais para “gases”. Ele examinou o paciente com todas as limitações que tinha em relação ao caso... Nada encontrou, mas ficou convicto de que a situação era caso para a comunidade científica... Enquanto o médico fazia as observações finais, Marcos viu que, pela janela, o tipo de óculos escuros (da rádio) assistia aos acontecimentos que deviam ser mantidos em sigilo.

Leia: O tio que flutuava. Editora Ática.
Para amanhã pretendo postar uma Quarta Parte.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2011/08/o-tio-que-flutuava-quarta-parte.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas