sábado, 28 de janeiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - "tokkotai" em ação

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/01/coracoes-sujos-de-fernando-morais-cai-o.html antes de ler esta postagem:

Corações Sujos apresenta com detalhes a reunião dos tokkotai vindos do interior para São Paulo no início de março. Eram eles: Massakiti Taniguti (32 anos, lavrador); Tatsuo Watanabe (33 anos, farmacêutico); Hiromi Yamashita (21 anos, vendedor ambulante); Shimpei Kitamura (26 anos, tintureiro); Tokuiti Hidaka (20 anos, comerciário) e Taro Mushino, lavrador. Os jovens Hidaka e Shimpei Kitamura vinham com o histórico de sua participação nos episódios de Tupã, quando pretendiam capturar o cabo Edmundo...
Shinyashiki encaminhou-os à Tinturaria Oriente, onde foram acolhidos por Kamegoro Ogazawara, de quem receberam novas orientações. Depois de alguns dias foram encaminhados para a chácara de Kenjo Sawai (nome artístico de Tsurutaro Ushisawa)... Ele era um “patriota revoltado” com os traidores makegumi e, ao conhecer Sunao Shinyashini, tornou-se um colaborador, disponibilizando sua propriedade (em Santo Amaro, zona sul de São Paulo) às necessidades tokkotai. Tanto é que, quando os seis matadores chegaram ao sítio, encontraram outros quatro lá instalados. Eram eles: Fumio Ueda, Kozonori Yoshida, Massao Honke e Mitsuro Ikeda.
Os tokkotai foram divididos em dois pelotões, cada um com cinco matadores... Receberam novas instruções e indumentária (basicamente as bandeiras do Japão que deviam ser usadas sob a roupa, e capas amarelas como a dos feirantes). Num primeiro momento, além dos nomes de Chuzaburo Nomura e de Shigetsuna Furuya, os tokkotai receberam o de Shibata Miyakoshi, que também devia ser executado... A sua morte seria a resposta de Kikawa ao que este considerava alta traição do antigo companheiro...
A ação planejada para o atentado a Miyakoshi contou com a participação dos dez tokkotai e de Shinyashiki na madrugada de 31 de março. Ela deu-se em frustrada devido à residência de Miyakoshi ser próxima à da rica família do conde Matarazzo (no encontro da Avenida Paulista com Rua Pamplona), e por isso mesmo, contar com uma vigilância extraordinária.
As ações da madrugada seguinte tinham como alvos Shigetsuna Furuya e Chuzaburo Nomura... O quintal de casa do ex-diplomata Furuya foi invadido por cinco tokkotai liderados por Tatsuo Watanabe. Kitamura, Hidaka, Ikeda e Yoshida faziam parte desse grupo. Apesar do tiroteio e de tentarem arrombar a casa, devemos saber, Furuya saiu ileso... Nada do que havia sido ensaiado funcionou... Nenhuma carta de sentença ou adaga japonesa para suicídio foi entregue à vítima... Apenas Watanabe e Ikeda se entregaram à polícia... Os demais fugiram para locais diversos.
Taniguti foi o tokkotai que chefiou Honke, Ueda, Yamashita e Mushino. Esse grupo obteve sucesso em sua empreitada... Invadiram a casa pela cozinha e imobilizaram a esposa de Nomura, que foi brutalmente executado com diversos tiros. Os rituais ensaiados não foram cumpridos na ação... Na fuga os tokkotai foram deixando pistas, como sapato, capa... Uma semana depois, os cinco estavam presos com boa parte dos dirigentes da Shindo.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas