sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - assassinato de Nego; início da "selvageria" em Osvaldo Cruz

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais_17.html antes de ler esta postagem:

O caminhoneiro Pascoal de Oliveira (conhecido como Nego) viajou de Bastos a Osvaldo Cruz... No caminho sofreu uma fechada de outro caminhoneiro, que quase provocou sua morte...
À noite, após o jantar, Nego foi bebericar no Bar de Chico Costa. Lá pelas 22:00 chegou Kababe Massame, o caminhoneiro que se envolveu no acidente... Nego aproximou-se dele para tirar satisfações, mas foi atingido por um punhal de golpe certo no coração. Esse assassinato provocou episódios horrendos envolvendo brasileiros, que queriam vingar a morte de Nego, e japoneses nas ruas de Osvaldo Cruz.
O velório de Nego foi marcado pela presença de muitos brasileiros indignados. Diversos deles estavam armados com porretes... Queriam vingança, e alguns seguiram para a Vila Califórnia, pois ficaram sabendo que Massame se refugiara lá. De fato, foi encontrado numa latrina, de onde foi arrancado a pauladas... Massame só não morreu graças à intervenção do delegado de polícia.
O caso bem podia encerrar-se por aí, mas no dia seguinte outro episódio desencadeou nova selvageria... No Bar do Ponto a conversa de brasileiros era sobre os atentados promovidos pela Shindo Renmei na cidade e o crime que vitimou o motorista Nego... Takeiko Massuda não suportou as ameaças que ouviu dos indignados que se diziam dispostos a descarregar “em qualquer japonês” o ódio acumulado... Takeiko não se intimidou e respondeu que para ele a morte de Nego não fazia diferença, já que “além de brasileiro era preto”... Para ele, a “morte de vagabundos” era um benefício.
Evidentemente os ânimos se acirraram. O dono do bar ouviu ameaças mais agressivas e provocações sobre a sua capacidade de “macho o suficiente” para matar brasileiros. Ele, que detinha o mais alto grau como lutador de judô (faixa preta nono Dan), mesmo estando cercado de brasileiros irritados, encarou-os. Inicialmente apenas um foi para cima do japonês, mas ele foi facilmente dominado com golpes certeiros... Na sequência mais e mais brasileiros cercaram o dono do bar... Mas só com o envolvimento de dezenas de opositores dando pancadas é que o japonês foi imobilizado, mãos e pés amarrados, arrastado pelas ruas.
O degradante espetáculo aumentou a temperatura da agitação dos que se envolviam diretamente ou dos que assistiam ao massacre que Takeiko sofria.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-o_18.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas