sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - Sakane em São Paulo e de volta a Tupã; considerações sobre essa cidade e sobre o fotógrafo Masashine Onishi

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-eiiti.html antes de ler esta postagem:

A empolgação de Sakane era demais para Kikawa, Tomari e Negoro... Viram que o rapaz concentrava muito ódio aos makegumi, porém decidiram que o seu campo de atuação devia ser o interior, onde despertaria menos atenção das autoridades policiais.
Quando o principal aparelho da Shindo (da Rua Paracatu) caiu no dia 2 de abril de 1946, Sakane estava entre os que acabaram sendo presos. Já havia sido decidido que ele retornaria para Tupã, mas permaneceu detido por três meses... Depois disso foi solto para responder o seu processo em liberdade.
Mas Sakane não estava disposto a aquietar-se e em 21 de julho daquele ano conseguiu reunir vinte tokkotai. Nessa ocasião planejou os atentados que, embora não resultassem em satisfatórios, empolgaram pelas ações impactantes (bomba na casa de Abe e incêndio na de Suzuki).
(...)
Neste ponto é importante tecermos considerações que o livro faz sobre Tupã, sua gente e o fotógrafo Masashige Onishi... Principalmente porque Tupã foi local de episódios tão degradantes quanto os de Osvaldo Cruz (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-o_18.html).
Tupã é uma localidade que tem sua ocupação marcada pela contribuição de imigrantes. Os registros dão conta de que sua fundação data de 1929, época em que o pernambucano Luiz de Souza Leão tomou as terras que pertenciam aos índios caingangue... O povoado foi formado e sucessivas levas de imigrantes se instalaram em bairros distintos. Esse foi o caso de espanhóis, japoneses, italianos e letões... Em 1945 a cidade possuía 45 mil habitantes e, desses, metade eram imigrantes. Mais de 25% entre eles tinham vindo do Japão.
A população tupãense levava a vida sem maiores complicações... É claro que as intrigas entre os japoneses despertavam curiosidade e críticas... As revelações que as autoridades policiais faziam deixavam todos espantados... E uma delas foi sobre o fotógrafo Masashige Onishi.
Os investigadores descobriram que era de Tupã que saíam as fraudulentas revistas Life em que montagens deturpavam os eventos finais da guerra. Onishi, que havia feito o histórico retrato dos “sete samurais de Tupã” (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/12/coracoes-sujos-de-fernando-morais_7337.html) era o responsável pelas falsificações... Sobre ele, sabe-se que era um devotado seguidor da Shindo e dos ideais Yamatodamashii, não se importando em admitir que, caso necessário, lutaria contra o Brasil...
Mas nem mesmo as ousadas falsificações despertaram tanta indignação quanto a série de assassinatos que Sakane vinha planejando. Isso é assunto para as próximas postagens...
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas