quarta-feira, 28 de março de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - O fim

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/coracoes-sujos-de-fernando-morais-morre.html antes de ler esta postagem:

Um ano depois dos acontecimentos em Tupã, quando os “sete samurais” chamaram a atenção por caminharem resolutos na intenção de executar o cabo Edmundo, que havia ultrajado a sagrada bandeira do Japão (aqueles episódios que marcam o início de toda a narrativa contida em Corações Sujos...), foi decretada a prisão de Eiiti Sakane (era a sexta vez que isso ocorria)...
Ele era o único dos tokkotai ainda à solta. No final de 1946, Sakane fez a mulher e os filhos retirarem-se de Tupã... E na mesma época em que fora decretada a sua prisão, início de janeiro de 1947, já estava instalado numa chácara em Osasco, bem próxima da capital.
Sakane estava em “missão sagrada”, já que seu objetivo era eliminar Paulo Morita (aquele que trabalhava como intérprete para a polícia, auxiliando-a na captura de kachigumi). Essa era uma tarefa que ele perseguia há muito tempo...
Morita continuou suas atividades de colaborador da polícia e era visto em vários eventos públicos ao lado das autoridades... Mas os seus dias pareciam estar contados, já que ronin começou a segui-lo de perto e a conhecer seus hábitos cotidianos. Assim, Sakane considerou que o momento adequado para eliminá-lo seria de manhã, quando Morita passeava com a filha (de apenas oito meses) no parque da Aclimação, antes de ir para o trabalho.
Na quente manhã de segunda-feira, 6 de janeiro, Sakane (que contou com a ajuda de três amigos) cumpriu sua missão na entrada do parque... Viu que o homem vinha com a criança ao colo e surpreendeu ao surgir bem à frente deles para disparar três tiros certeiros... Na sequência fugiu na direção do bairro do Paraíso...
A polícia apareceu para resgatar a criança e identificar o cadáver... O morto não era Paulo Morita, mas sim o seu cunhado, Nassaji Suzuki.
Sakane nunca foi pego pela polícia... Conta-se que durante os anos 1960 ele foi visto apresentando-se como Massao Koga, e sobrevivendo da venda de equipamentos de fotografia.
(...)
O saldo que a Shindo Renmei deixou para a História em um ano e um mês de atuação foi de 23 mortos e 147 feridos... Mais de 30 mil japoneses foram investigados e fichados por terem alguma ligação com a associação. Quase 1500 foram acusados pelo Ministério Público. Desses, 381 tiveram denúncias na Justiça.
Corações Sujos nomeia-os um a um. Antes do último atentado de Sakane, o presidente Eurico Gaspar Dutra decretou a expulsão de oitenta deles... Porém nunca chegaram a deixar o Brasil, já que os recursos em sua defesa demandaram muito tempo para análises... No natal de 1956, quando a maioria já havia cumprido pelo menos dez anos de prisão, o presidente Juscelino Kubitschek colocou todos em liberdade.
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas