domingo, 24 de junho de 2012

Filme: O Ovo da Serpente – Enfim Rosenberg “vê” o que ocorreu com o irmão... e entre ele e Manuela na St.Anna Klinik

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-o-ovo-da-serpente-vergerus.html antes de ler esta postagem:

Na sequência Vergerus fala de Max, irmão de Abel... Conta que ele sofrera do mesmo infortúnio... Rosenberg arregala os olhos na direção de seu interlocutor... Vergerus parece querer confortar o outro dizendo que o seu irmão fora um dos melhores assistentes do projeto. Conta que Max estava interessado na pesquisa e que insistiu para experimentar o thanatoxin. Vergerus diz que tentou impedi-lo, mas sem sucesso. Completa dizendo que também a noiva de Max havia sido de grande valia para as experiências... E que compartilharam um dos quartos da clínica.
Abel observa Vergerus com um olhar enigmático... O de avental segue falando sobre as recentes experiências, nas quais vinham investindo muitos esforços. Então inicia trecho de outra fita... Os casais recebem doses controladas de kapta blue, que é um gás “praticamente sem cheiro”... Abel vê na tela um casal fazendo uma refeição noturna, como a que fazia com Manuela na casa nº 28 da St.Anna Klinik.
Vergerus fala que o gás altera o comportamento das pessoas... Há um desequilíbrio emocional... Vemos a mulher da tela irritada, ela vai ao fogão e em seguida se dirige ao companheiro... É claro que Abel percebe que passou pelos mesmos episódios... A mulher está disparando um tapa na cabeça do companheiro, que prosseguia jantando... Abel, de olhos arregalados, vê que os dois tipos filmados estavam lutando loucamente, o homem foi para cima da mulher com violentos socos. Vergerus segue narrando as reações provocadas pelo kapta blue, e diz que certas atitudes dos avaliados são dignas de risos... Ele parece se divertir com tudo aquilo. Na cena seguinte, o casal se abraça.
Vergerus parece querer falar sobre suas intenções com todas aquelas experiências medonhas. E começa a narrar sobre Abel e Manuela, que também foram usados por ele num dos quartos experimentais... Diz que queria apenas ajudá-los... Falou que os recursos da iniciativa privada para seu projeto eram escassos, que Abel devia ter notado que certas instalações estavam desocupadas... Ele completa concluindo que não é um monstro, que está no início de um grande trabalho necessário... Diz conhecer os depoimentos de Abel ao inspetor Bauer sobre as experiências que vinha vivenciando... Ele considera o inspetor um “lerdo”, mas sabe que em breve seus policiais de “armas enferrujadas” chegariam até a clínica.
Abel não consegue mais ver ou ouvir nada que venha de Vergerus, está amargurado demais... O cientista continua justificando os seus experimentos... Agora com certa amargura, pois sabe que em breve será pego pela polícia. Então revela a Abel que engolirá uma cápsula de cianeto para que não o capturem vivo. Cogitou queimar os arquivos e destruir os registros acerca dos resultados... Sua esperança, então, volta-se para a possibilidade de a Justiça confiscar todo o material que, depois de algum tempo poderia cair em mãos de “respeitáveis cientistas”, que continuariam as experiências em “escala gigantesca”.
Enquanto fala com Abel, Vergerus fuma sem parar... Ele se considera um tipo à frente de seu tempo... Por isso mesmo não espera mais do que ser sacrificado. Fala que em breve as unidades nacionais do sul da Alemanha se revoltariam lideradas por um “cabeça-de-vento” chamado Adolf Hitler... Vergerus considera Hitler um incapacitado e sem método, então seu levante seria um fiasco. Acha mesmo que Hitler não conhece as forças que invocava, então seria “destruído como uma folha seca na tempestade”.
Indicação (18 anos)
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-o-ovo-da-serpente-o-fim.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas