segunda-feira, 11 de junho de 2012

Filme: Sonhos, de Akira Kurosawa – Outro sonho – a nevasca na montanha

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/06/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro.html antes de ler esta postagem:


A paisagem é enevoada. O campo de visão é pequeno, mas percebemos que alguns tipos seguem caminhando, desafiando a nevasca... É um lugar alto, montanhoso. Notamos que estão em perigo, pode ser que estejam incertos do caminho que tomam. Ouvimos o sibilar do vento gelado, os passos ofegantes afundam as pernas até os joelhos... Nenhuma conversa entre eles. Para complicar ainda mais, carregam umas tralhas às costas... Uma corda os mantém unidos.
Estão ofegantes e respiram com muita dificuldade. De repente, uma avalanche... Param, observam escutam... Tentam calcular a que distância teria ocorrido o evento. A paisagem é congelada... Decidem seguir afundando uma perna após a outra. Eles são quatro e ouvimos apenas a sua pesada respiração.
De repente algumas palavras... Um deles reclama da escuridão, “está escurecendo de novo, logo anoitecerá...” O líder diz que saíram apenas há algumas horas do acampamento, e que estava escurecendo “de novo” porque dormiram demais e aproveitaram pouco do dia... Outro fala que eram onze horas, então não devia estar escurecendo... Mas o líder protesta dizendo que aquele relógio devia ter quebrado... Ele tenta animar os demais e insiste que é a neve que fazia a paisagem parecer mais escura... “Estamos no rumo certo”, ele completa... Estavam ali porque tinham uma missão específica. Mas logo tem início outra tempestade. Estavam num desfiladeiro e a situação era de muito perigo... Discutem novamente.
Um reclama que está muito cansado. Eles se lançam ao chão... Mas o líder insiste para que se levantem: “somos homens da montanha!”; alguém dispara que a nevasca já dura três dias; “espera que morramos?”... O líder, então, decide concordar: “está bem, vamos descansar um pouco”.
Mas os homens estão fixos em seus lugares... Um deles tem fôlego para dizer que alguém está vindo; “não! É só uma ilusão”... O líder esbraveja com os companheiros e pede que não adormeçam, senão morrerão... “Fiquem acordados!”
Exausto, ele também cai... Agora estão cobertos pela neve... A nevasca aumenta... Então, vemos a mão da “mulher da neve” colocar uma manta sobre o líder. Ela diz que a neve é morna e o gelo é quente. Ela não ostenta nenhuma vestimenta apropriada para aquele frio rigoroso... Trata-se de uma entidade espiritual... Pelo visto, ela está acertando os últimos detalhes para a morte do valente alpinista. De repente ouvimos um estrondo e ela desaparece nos ares...
A nevasca se dissipa. O líder desperta e, puxando a corda que os mantinha atados, chega aos companheiros cobertos pela neve. Ele os acorda um a um... Aos poucos, o tempo vai se abrindo. Enfim, à vista dos quatro, a bandeira do acampamento tremula.
Indicação (livre)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/06/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro_17.html

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas