segunda-feira, 4 de junho de 2012

Filme: Sonhos, de Akira Kurosawa - Uma vez tive um sonho

O filme começa assim: “Uma vez tive um sonho”...
O garoto sai da casa e observa a chuva que cai. Ele está vestindo um roupão (quimono) tradicional. Também a mãe dele, que aparece no quintal, está vestida em elegantes paramentos. Ela disse que “raposas se casam em dias como aquele”. Em dias de chuva (e ainda mais com a presença do sol) o melhor que se tem a fazer é “permanecer no aconchego do lar”.
É uma chuva forte, mas o sol brilha. Há o portão típico daquelas típicas (e também tradicionais) casas japonesas. O menino passa por ele, embora tenha sido advertido pela mãe a não sair... 
O garoto é curioso, trata-se de uma experiência única e ao que parece vale à pena porque ele permaneceu seguindo pela floresta que era banhada pela chuva... Percebe frestas da claridade do sol e passa por ambientes enevoados... De repente vê um cortejo composto por homens e mulheres mascarados que seguem lentamente... Tocam uma música ritmada por flautas e tambores... Reconhecemos o estilo folclórico japonês... Estão maquilados e notamos que representam raposas. “São raposas”... Elas seguem desconfiadas... Às vezes param e olham na direção do garoto, que procurava camuflar-se...
O menino se esconde atrás de árvores centenárias. Sabe que o cortejo é nupcial porque nota que uma fêmea veste branco. Assustado ele retorna para o conforto do lar... Mas, ainda à entrada, é advertido pela mulher: “Você viu algo que não devia”, então ela diz que não pode deixá-lo entrar. Fala que enquanto se ausentou, uma raposa visitou a casa e deixou um longo punhal num estojo de bambu. A recomendação era que se suicidasse... O pavor toma conta do menino, então a mãe diz que o filho deve procurar as raposas e pedir perdão a elas. Porém ela adverte que não é fácil conseguir o perdão das raposas.
O pavor do menino tem a dimensão de desespero quando ele responde que não sabe onde as raposas moram... Sua mãe fala que ele deve retornar à floresta e procurar o arco-íris. Em dias de sol e chuva ele sempre aparece... Ele deve chegar ao fim do arco-íris porque é lá que as raposas moram. A mulher fecha o pesado portão.
O franzino garoto volta à floresta e passa por lugares de coloridas flores do campo, prossegue caminhando e chega a um vale de onde se observam altas montanhas... Então avista o arco-íris.

Indicação (livre)
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas