segunda-feira, 23 de julho de 2012

Filme: Sonhos, de Akira Kurosawa – Outro sonho – a vila dos moinhos d'água

Talvez seja interessante retomar https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/07/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-outro_05.html antes de ler esta postagem:

Há mais este sonho...
O rapaz chega a uma aldeia. Tudo se apresenta muito bonito, ordenado, natural... Há uma profunda harmonia... O rio passa e provoca um doce ruído. Vemos várias rodas que giram conforme o rio evolui... Elas movimentam moinhos. Crianças atravessam por uma pinguela e depositam flores sobre uma pedra. Seguem seu caminho alegremente.
O moço está encantado... E também cheio de dúvidas. Começa a resolvê-las quando encontra um centenário ancião... Ele está fazendo manutenção numa das rodas d’água. O rapaz pergunta sobre o nome do lugar e fica sabendo que a aldeia pode ser chamada simplesmente de “vila dos moinhos d’água”... Ele quer saber dos aldeões e o velho responde que moram em outro lugar.
As pessoas ali vivem em sintonia com a natureza... Certamente o rapaz imagina que elas careçam de muito conhecimento... Ele, por exemplo, teria muitas possibilidades de prestar seus serviços... Parece que se deparou com um povo muito simples. Pergunta sobre como obtêm energia... Não têm energia elétrica? O velho responde que ninguém ali precisa de eletricidade, já que possuem vela e óleo de linhaça... Ora, a noite deve mesmo ser escura.
O rapaz vai se surpreendendo a cada palavra que ouve... A ciência que ele valoriza é desprezada pelo ancião que, naquele instante, era o porta-voz da comunidade... Ao longe são ouvidos cantoria, tambores, chocalhos, pratos metálicos, tubas, flautins e outros instrumentos de sopro... É um funeral... E de uma anciã também centenária. Toda comunidade segue alegremente. À frente vão as crianças lançando pétalas pelo caminho... E é para lá que o velho também vai. Antes, porém, pega o seu chocalho e ramo de flores.
Bom... O moço assiste ao cortejo até o seu final. Respeitosamente, tirou o chapéu no instante em que o féretro passou por ele.
Fim do sonho.
Indicação (livre)
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/07/filme-sonhos-de-akira-kurosawa-cortejo.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas