sábado, 8 de dezembro de 2012

“Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder – Joakim fica sabendo que a tia Helena chegará em breve; Mika faz bagunça na cozinha; reage histericamente à interrupção de sua diversão; diz que estar sonhando

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/12/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder-as.html antes de ler esta postagem:

O telefone tocou... Mika demonstrou-se mal humorado... Assustou-se e disse que havia “um barulho em seu ouvido”... Joakim tentou explicar da melhor maneira que conseguia que a situação não era de desesperar ninguém. O garoto entrou em casa para atender à chamada... Era o pai que queria saber como o filho estava se virando com a solidão... Procurou tranquiliza-lo dizendo que logo a tia Helena chegaria.
É claro que Joakim começou a pensar sobre a circunstância que vivenciaria com a chegada da tia... Mas não chegou a concluir sobre qualquer alternativa porque sua visita também decidiu entrar e dirigir-se à cozinha... Ali Mika derrubou um saco de farinha, que se espalhou e tornou o ambiente esbranquiçado... Joakim observou tudo pacientemente enquanto dava um jeito de se despedir do pai e, dizendo que estava tudo bem, desligou o telefone... O garoto olhou à sua volta e viu que o amigo espacial havia provocado um tumulto que não passaria despercebido pela tia Helena.
Joakim viu que devia fazer alguma coisa, mas notava que o outro dava saltos e praticamente flutuava em meio à nuvem de farinha... Então perguntou o que ele estava fazendo... Naturalmente Mika não entendia o que podia haver de errado na situação, se limitou a rir... Estava se divertindo... Joakim pegou-o pela cintura e o colocou no chão. Mika começou a chorar... Sua lamentação tornou-se aterrorizante, pois começou a gritar com intensidade cada vez maior... Preocupado, Joakim tentou mudar o humor do outro, mas estava difícil. Então fez as mais diversas caretas, saltou em uma perna só, imitou galos... Notou que, além de parecer bobo, não conseguia silenciar o amigo. Pegou um punhado de farinha e jogou para o alto, mas os decibéis da gritaria alcançaram os maiores índices...
Quase que ao acaso, Joakim começou a fazer cócegas na cabeça de Mika... Então ele se acalmou. Joakim imaginou ter encontrado a fórmula definitiva para a histeria de Mika, parou com as cócegas... Então o outro reiniciou sua choradeira e gritaria. Joakim recorreu às cócegas na nuca e carinho no rosto do amigo... E foi assim que o silêncio voltou à cozinha.
Calmamente, Joakim explicou ao amigo do espaço que em seu planeta não podiam desperdiçar comida... Mika respondeu que, ali, tudo para ele era um sonho e, sendo assim, "tudo podia"... O menino terráqueo falou que o outro não podia estar sonhando porque ele morava ali e estava bem acordado... Então Joakim ouviu que Mika precisava retornar logo ao seu planeta antes que acordasse, sob o risco de não encontrar mais o caminho de volta para casa.
Continua em https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/12/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder_15.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas