sábado, 9 de fevereiro de 2013

“Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder – Joakim justifica-se à tia sobre o peixe que trouxe para o almoço; a tia Helena vai às compras, mas Mika não permaneceu no “esconderijo”

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/01/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder-uma.html antes de ler esta postagem:

No retorno a casa, Joakim levou o balde com o peixe fisgado por Mika... Este carregava a lente com a qual verificava as pequenezas do caminho, como um pulgão que corria em meio à grama... O menino se encantava com o fato de uma criatura “menor do que uma letra” ser dotada de vida... Também notou um lagarto e logo perguntou a respeito... Joakim contou que se tratava de um réptil, podia ser relacionado aos dinossauros e, embora aquela espécie fosse pequena, revelou que havia maiores (os crocodilos) em outros países... Mika entendeu que os crocodilos seriam “mais evoluídos” e quis saber se eles falavam... Nenhuma pergunta do amigo ficava sem resposta, reflexão ou comentário de Joakim, que ficava encantado como interesse de Mika por tudo o que via no planeta.
Um gato se aproximou de Joakim quando estavam perto dos arbustos de groselha. O garoto acarinhou o bichano, que começou a miar e ronronar... Mika disse que não entendia “o que o gato estava falando”... Joakim explicou que também os gatos não falam, então o visitante espacial questionou se os ruídos emitidos pelo bicho não são um sinal de que pensam... Sobre isso o seu anfitrião não soube o que dizer... Refletiu sobre aquilo... Nenhum animal (gato, vaca, lagarto...) é capaz de pensar como os humanos... Sabemos que alguns aprendem certas habilidades, mas “não refletem sobre o mundo onde vivem”, “não têm consciência de sua condição de serem o que são”. O outro perguntou se aquele exemplar não era um réptil, e ouviu do amigo que os gatos são mamíferos... Ouvindo isso, Mika concluiu que, se é assim, os gatos não botam ovos... Com a lente de aumento verificou o focinho do animal e considerou que “ele deve ser muito bom para cheirar as coisas”.
O bichano fugiu de Mika... Joakim pensava em uma maneira de mantê-lo distante do olhar da tia Helena. Quis saber do amigo se ele não gostaria de ficar no galpão de bicicletas examinando muitos pequenos animais com a lente de aumento. É claro que isso interessou ao menino do espaço... Já em casa, tia Helena foi querendo saber o que o sobrinho trazia no balde. Joakim explicou que era um peixe, uma espécie vertebrada que só vive na água porque não tem pulmões... Como se estivesse apresentando uma síntese sobre as últimas conversas que teve, além de tentar "enrolar a tia", emendou que ele e ela eram relacionados àquele animal porque os humanos descendem dos répteis, que descendem dos anfíbios, que se originaram dos peixes do mar... Helena sorriu e disse que sabia que o sobrinho era mesmo um pequeno naturalista, mas queria saber como o menino havia conseguido o peixe... Ela sabia bem que ele não tinha habilidade para consegui-lo. Era exatamente por isso que Joakim despejou toda aquela conversa... Como ele não podia contar toda a verdade, disse que conseguiu o peixe de alguém que o havia pescado... O menino saiu-se bem, pois, por incrível que pareça, sua tia não lhe fez mais nenhuma pergunta sobre aquele potencial almoço.
Mas a tia Helena não demonstrou interesse de lidar com o peixe e suas entranhas... Almoçaram panquecas... Por duas vezes Joakim retirou-se dizendo que devia ir ao banheiro, e foi assim que conseguiu esconder dois pedaços em sua bota de borracha que estava na entrada... A tia perguntou se ele gostaria de sair com ela para umas compras, mas o menino respondeu que preferia ficar em casa para fazer um desenho para o irmãozinho (ou irmãzinha). Ela disse que o pai havia telefonado outra vez e que o bebê ainda não havia nascido.
Tia Helena saiu para fazer compras... Joakim sentiu-se aliviado e muito alegre... Imediatamente seguiu para o balcão de bicicletas com um prato com os pedaços de panquecas surrupiados... Para o seu desespero, o amigo espacial não estava lá.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/02/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder_11.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas