quarta-feira, 1 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Deckard chega ao trabalho; Harry Bryant, o chefe precisa falar-lhe sobre o prestigiado Daven Holden, que está fora de ação; a secretária Ann Marsten fala sobre o provável ataque de um Nexus-6, o andy de última geração

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/09/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_30.html antes de ler esta postagem:

Deckard chega ao trabalho com 15 minutos de atraso... Ao vê-lo, o chefe Harry Bryant foi logo marcando um encontro para as nove e meia no escritório de Daven Holden, o conceituado “caçador de recompensas” da cidade.
O inspetor explicou que Holden estava internado no hospital e que seu estado não era dos mais satisfatórios... Sua espinha havia sido atingida por uma “rajada de laser” e que, até que implantassem o “fragmento de plástico orgânico”, permaneceria pelo menos um mês em observação.
Deckard havia visto Holden no final do expediente da véspera... Pelo menos naquele momento ele parecia estar muito bem, saindo em disparada em seu hovercar em direção a Nob Hill (a área nobre e mais povoada de São Francisco)...
(...)
As palavras do chefe não acenderam a sua curiosidade a respeito do que podia ter ocorrido ao melhor “caçador de andys” que o departamento de polícia conhecia... Ao entrar em seu escritório, Deckard ouviu sua secretária Ann Marsten disparar as novidades... Ao ligar a filtragem de ar foi falando que Holden havia sido atingido. Pelo visto, algum androide superinteligente, do tipo mais avançado que a Associação Rosen estava lançando, teria acertado o tira em cheio...
Marsten estava disposta a falar e pode-se dizer que se sentia satisfeita ao demonstrar que sabia das “novidades”... Ela perguntou se Deckard havia lido as especificações a respeito da unidade cerebral dos Nexus-6... Esses novos androides podiam fazer “escolhas dentro de um universo de três milhões de componentes, ou dez milhões de vias neurais separadas”.
Depois da “sessão de fofocas”, a secretária se lembrou de falar a respeito de uma “vidchamada” que Bryant havia feito há pouco... O chefe entrara em contato com a WPO russa, querendo saber se eles pretendiam protestar formalmente contra a Associação Rosen no Oriente.
(...)
Deckard entendia que seu chefe quisesse mesmo que a unidade cerebral daqueles super androides fosse retirada do mercado... Sabia-se desde 1991 (através de especificações gráficas daquelas unidades) que as agências policiais teriam muitas dificuldades para capturar andys fugitivos...
Mesmo a aparelhada polícia soviética (PKD não vislumbrava o fim da potência comunista) nada podia fazer em relação aos Nexus-6... O pior era que se processava uma produção em Marte... Deckard refletiu se não seria melhor aceitá-los como “naturais”... Pelo menos havia sido assim com os T-14 de 1989...
Mas ele sabia que o problema era que os vários testes convencionais não conseguiriam detectar os Nexus-6... Na época da invasão dos T-14 chegou-se a acreditar que não haveria como eliminá-los simplesmente por não conseguirem diferenciá-los dos humanos.
A solução surgiu graças ao Instituto Pavlov, da União Soviética, que criou o Teste de Empatia Voigt.
(...)
Marsten, a secretária, quis continuar a proferir o que sabia a respeito do pronunciamento da polícia soviética... Mas Deckard a interrompeu garantindo que ouviria do próprio Bryant o relato oficial.
Depois de se livrar da falação da secretária, Rick Deckard debruçou-se sobre papéis que conservava em um antigo envelope... Ali havia informações sobre o Nexus-6... De fato, a “faculdade de escolher entre dez milhões de combinações possíveis em sua atividade cerebral”, e isso em “45 centésimos de segundo”, tornava aquele tipo de andy para lá de especial.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas