terça-feira, 21 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Deckard retorna de sua missão na Rosen; Bryant fala sobre a participação da WPO soviética em sua missão; fichas de Pokolov e de Luba Luft em mãos; Pokolov trabalha numa corporação de catadores

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_19.html antes de ler esta postagem:

Deckard retornou ao Palácio de Justiça, na Lombard Street...
Foi direto à sala do inspetor Harry Bryant, que não o esperava tão cedo... O tipo cheirava rapé Specific nº1, um hábito que não abandonava...
Rick sentia-se bem cansado e pensou sobre a tarefa que o aguardava... Certamente a perseguição aos Nexus-6 não seria nada fácil... Ele perguntou sobre o Dave, demonstrando que gostaria de consultá-lo antes de sair a campo... Bryant antecipou, sem referir-se à condição de saúde de Dave Holden, que o primeiro andy da lista seria o mesmo Polokov que atingira o tira com o laser... O chefe argumentou que, já que o tipo sabia que estava sendo caçado, era melhor eliminá-lo o quanto antes.
Bryant informou que Polokov estava trabalhando como catador... Ele recolhia lixo pela cidade. Deckard estranhou porque sabia que aquele tipo de trabalho era feito por “especiais”...
Acontece que Polokov arranjou identificação fraudada e se passava por “cabeça de formiga”... Ao que tudo indicava, ele parecia desempenhar bem o seu papel, tanto é que “externamente” tinha conseguido enganar Dave.
O chefe quis saber se Deckard estava confiante na Escala Voigt-Kampff depois dos testes realizados na Rosen... Ele respondeu que sim, mas não entrou em maiores detalhes. Bryant deixou claro que nenhum deslize poderia ser cometido, e lembrou-o do perigo que os Nexus-6 representavam... Dave havia encontrado três e, depois de aposentar dois, se deu muito mal com Polokov... O fato de Rick lograr sucesso na identificação de Nexus-6 junto à Rosen não era motivo para deixá-lo plenamente confiante.
(...)
Bryant explicou que um policial da WPO soviética estava a caminho. Sandor Kadalyi aterrissaria em breve... Deckard ficou sabendo que a WPO tinha muito interesse no caso e por isso enviava aquele observador, que tinha sido autorizado pelo próprio Bryant a acompanhá-lo na missão... Todavia seria Deckard quem decidiria o quanto o outro poderia ser útil... E poderia ficar sossegado em relação à recompensa, que não seria dividida com o estrangeiro.
É claro que Deckard não cogitava perder nenhum centavo do que as aposentadorias dos andys renderiam... Além do mais não achava justo ter de dividir sua féria com um observador intrometido em sua missão.
Sem demora, tomou posse dos registros sobre Polokov e passou a estudá-los... Ficou sabendo do seu endereço de morada e local de trabalho: “Corporação de Catadores de Bay Area, com escritórios em Geary”...
Deckard decidiu partir para a ação antes que Kadalyi chegasse... Bryant não viu problemas e o autorizou a ir em frente... O inspetor chefe entregou também a ficha com as informações a respeito do andy que ele deveria eliminar depois de Pokolov, uma humanoide de nome Luba Luft... Mais uma vez o chefe garantiu que Deckard poderia recorrer à assistência do soviético quando bem entendesse.
(...)
Não devemos imaginar fichas extraordinárias... P.K. Dick as descreve como cópias em carbono... Deckard seguiu no “havercar tunado” do Departamento de Polícia... Carregava a maleta com os instrumentos da Escala Voigt-Kampff e as cópias das fichas dos dois primeiros andys de sua missão.
(...)
Já nos escritórios da Corporação dos catadores de Bay Area, Deckard se espantou com a opulência daquela associação... Não era para menos, já que esse tipo de indústria havia se tornado uma das mais importantes desde a época da guerra mundial terminus, quando o amontoado de lixo que se acumulava no planeta tornou-se extremamente volumoso...
Não era por acaso que uma das piadas mais populares do Buster Gente Fina era a respeito da morte do planeta, não debaixo da poeira radioativa, mas do bagulho do qual a humanidade não conseguia se livrar.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas