segunda-feira, 7 de setembro de 2015

“Tempo de Travessia” – poema de Fernando Teixeira de Andrade; das polêmicas em relação ao crédito; um pouco sobre o professor

No último dia 20 de agosto aconteceu o primeiro encontro dos professores que participam de “Diálogos Interdisciplinares a caminho da autoria” (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2015/09/encontro-de-20-de-agosto-de-2015.html).
Na abertura da reunião lemos “Tempo de Travessia”:



Tempo de Travessia
“Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas
Que já têm a forma do nosso corpo
E esquecer os nossos caminhos que
nos levam sempre aos mesmos lugares
É o tempo da travessia
E se não ousarmos fazê-la
Teremos ficado para sempre
À margem de nós mesmos”



Como podemos notar na imagem selecionada para esta postagem, o poema foi atribuído a Fernando Pessoa.
Tomada de decisão... Momento de ousar abandonar o conforto, a segurança das certezas e dos caminhos tantas vezes trilhados...
Mas tudo isso “é preciso”. A travessia pode levar-nos a quem na verdade somos.
(...)
Em conversas com antigos leitores de Fernando Pessoa, ninguém admitiu conhecer o texto. Embora elogiassem a mensagem, garantiram que ele não é de “estilo pessoano”.
Lembro-me dos recortes de poemas de Pessoa que dependurava no quarto adolescente... Não dá para imaginar este “tempo de travessia” nas mesmas paredes.
Mas o que se pode fazer? Fernando Pessoa é “múltiplo”! Então não é por acaso que sempre lhe atribuirão poemas como este “tempo de travessia” que, de fato, é muito bonito e faz pensar.
Uma breve investigação na internet deixa claro que muita gente atribui este e vários outros poemas ao Pessoa. É claro que isso sempre gera muita polêmica entre os leitores. Alguns sites confundem mais do que esclarecem...
Mas há a gente sincera e credenciada pelo convívio com o verdadeiro autor. Pessoas que tiveram aulas com o professor Fernando Teixeira de Andrade e confirmam que é de sua autoria o belo “tempo de travessia”.
(...)
Sobre Teixeira de Andrade lê-se que foi um excelente e dedicado professor de Literatura. Ministrou aulas até o fim de sua vida (1946-2008) com o mesmo afinco e entusiasmo dos acadêmicos apaixonados... Não é por acaso que muitos de seus ex-alunos se dizem inspirados por sua sabedoria e modo de ser.
* Nota: Ainda em relação à polêmica sobre a autoria do poema e para informações adicionais talvez seja interessante acessar: https://aulasprofgilberto.blogspot.com/2015/09/tempo-de-travessia-e-mails-trocados-com.html
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas