sábado, 23 de julho de 2016

“Os Mandarins”, de Simone de Beauvoir – uma volta pela cidade; reflexões sobre permanecer e retornar; tudo parece conspirar contra o amor já improvável; dia de viajar para as dunas; conhecendo novas pessoas chegadas a Lewis; novos ares em Parker

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2016/07/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir-o_22.html antes de ler esta postagem:

Se permanecesse em casa teria ficado aos prantos...
O percurso pelas ruas de Chicago foi marcado pela dúvida... O que podia esperar dos dias vindouros?
Os mesmos locais que a fascinaram na época de seu primeiro encontro com Lewis agora lhe pareciam hostis... E tudo porque se sentia desamparada.
A essa angústia acrescentava-se a ciência de que aquele imenso país (ao qual não pertencia) estava marcado por agressivo poderio atômico e por ameaças de guerra. Não é de se estranhar que se sentisse totalmente desprotegida e visse apenas inimigos ao seu redor.
(...)
Anne dedicou boas horas à sua volta pelos bairros.
Ao fim da tarde se aproximou do luminoso que anunciava “Schiltz”... A única questão que ainda abalava seus pensamentos era sobre o que ainda a motivaria a permanecer... Haveria alternativa além do regresso à França?
Calculou que não seria correto permanecer junto a Lewis porque isso a impediria de acabar de vez com os sentimentos que nutria por ele. Apenas a distância seria capaz de “matar o amor” que persistia em seu íntimo.
No último momento, porém, sentenciou a si mesma que não queria “matar o amor” por Lewis. Isso significaria fazer dele “tão morto como Diego”.
(...)
Na manhã seguinte, enquanto encaixotava algumas latas de conservas, Lewis disse que esperava que ela aprovasse a casa das dunas.
Anne respondeu que certamente gostaria do novo ambiente. Ela esperava mesmo que os ares de Parker a afastassem das reflexões sobre o passado e o sufoco do momento presente que Chicago escancarava aos seus olhos.
Ela fez a mala e colocou o “huipil” no fundo como se quisesse livrar de algum malefício que a veste pudesse carregar... Também com desprezo lidou com as demais peças que havia escolhido com tanto cuidado na esperança de viver momentos de felicidade. Fechou a bagagem e serviu-se de generoso copo de uísque.
Lewis a advertiu sobre a bebida... Ela não se importou e ingeriu nova dose ao mesmo tempo em que engolia mais uma benzedrina.
Na certa esse era o seu modo de se preparar para os dias de convívio com amigos de Lewis... Ela sabia que teria poucas chances de se isolar para chorar.
(...)
Evelyne e Ned apareceram.
Esse casal os levou até Parker de carro. No trajeto, Evelyne dispôs-se a falar com Anne, que se dedicou a responder e a contemplar as paisagens marcadas por imensa planície, áreas residenciais, bosques cultivados de modo simétrico...
Avistaram a casa.
As paredes brancas e o gramado que se estendia desde a sua entrada até a represa davam-lhe um ar gracioso... Era ali onde passariam os próximos dois meses. Lewis quis saber a opinião de Anne e ela respondeu que o lugar era magnífico.
(...)
Ao chegarem foram recepcionados por Dorothy, sua irmã Virgínia e o cunhado Willie. Eles desejaram-lhes as boas-vindas. Churrasco de hambúrgueres acebolados e muita bebida os aguardavam... Anne tratou de esvaziar o uísque do copo que lhe entregaram.
Dorothy teceu considerações elogiosas sobre a casa, as dunas e a represa... Tudo muito bonito... A represa podia ser atravessada em cinco minutos e assim chegava-se à praia!
Sobre essa Dorothy, Anne esclarece que se tratava de um tipo trigueiro, rosto duro e cansado... Tinha a voz exaltada... Certamente amara Lewis e provavelmente ainda o amasse... Seu olhar transmitia sinceridade.
Totalmente integrada ao ambiente, Dorothy disse que o jantar ao ar livre era sempre maravilhoso... No bosque encontravam os galhos secos que precisavam... Dessa maneira convidava Anne a tomar parte das tarefas.
Lewis segurou o braço de Anne e brincou que lhe compraria um machadinho.
Depois seguiu com ela para casa.
Leia: Os Mandarins. Editora Nova Fronteira.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas