sexta-feira, 12 de maio de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – Aouda também pensava em Passepartout; onde ele estaria?; em condições favoráveis, o Tankadère avançou satisfatoriamente; após passar por Formosa e pelo trópico de Câncer, as ondas se tornaram agressivas, a atmosfera anunciou tempestade e formação de tufão

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/05/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_12.html antes de ler esta postagem:

Também Aouda pensava a respeito de Passepartout. Não se sentia bem por saber que o fiel servidor de seu patrão estava desaparecido. Ela reconhecia que o rapaz havia arriscado a própria vida por ocasião de seu resgate e jamais esqueceria o quanto devia agradecer-lhe.


(...)

Às dez da noite leve brisa refrescou a atmosfera.
John Bunsby observou o céu e entendeu que não haveria problema se mantivesse a velocidade. As velas foram mantidas e, no caso de intempérie, a embarcação estava preparada para enfrentar aguaceiro.
Ele e seus homens permaneceram no convés.
À meia-noite Fogg e Aouda retiraram-se para o “pequeno aposento quadrado”, Fix recolhera-se antes deles.
(...)
Ao amanhecer do dia seguinte (8 de novembro), Fogg ficou sabendo que o Tankadère vencera mais de cem milhas. A embarcação não se afastara muito da costa e as correntes foram bem aproveitadas, assim sua velocidade variou entre oito e nove milhas. Pelo visto aquele era o desempenho máximo, e se o tempo se mantivesse favorável certamente alcançaria seu objetivo.
O vento soprava do continente e por isso o mar não estava agitado. Até meio-dia o panorama foi este. Depois o vento diminuiu. Bunsby mandou armar as velas triangulares (as gavetopes), mas duas horas depois elas tiveram de ser recolhidas porque o vento “arrepiou novamente”.
(...)
Fogg e Aouda não tinham dificuldades com o sacolejar da embarcação. Alimentaram-se normalmente das conservas e biscoitos. Convidaram ao Fix para que partilhasse da merenda. Embora não se sentisse bem por ter de aceitar a mais essa “delicadeza” de seu suspeito, não teve como recusá-la porque sabia que tinha de se manter nutrido. Comeu o mínimo que pôde para não se constranger ainda mais.
Depois da refeição, o policial achou por bem conversar à parte com Fogg.
Gostaria de puxá-lo pelo colete, mas se conteve. Adiantou-se a dizer que reconhecia a gentileza de permitir que ele viajasse na embarcação contratada, de fato era muita generosidade, todavia sentia-se na obrigação de pagar-lhe a parte devida.
Fogg respondeu que não deviam falar sobre aquilo. Fix disse que insistiria. Mais uma vez Fogg negou. E dessa vez foi tão incisivo que o outro não teve como voltar à carga.
O policial ficou tão amargurado que se retirou à proa, onde deitou-se e permaneceu no mais completo silêncio.
(...)
O Tankadère seguia a plena velocidade. Bunsby estava confiante e a todo momento dizia a Phileas Fogg que venceriam o desafio. O inglês respondia apenas que esperava mesmo que aquilo ocorresse.
Se dependesse da tripulação, o final seria dos mais satisfatórios. Aqueles homens estavam animados pela remuneração prometida e é por isso que mantinham escotilhas fechadas e velas içadas.
As manobras vinham sendo muito bem executadas. À tarde o piloto constatou que haviam vencido duzentas milhas desde que haviam deixado Hong Kong. Naquele ritmo chegariam a Yokohama sem que o prejuízo pela perda do Carnatic trouxesse qualquer revés para a viagem de Fogg.
(...)
O Tankadère navegou o estreito de Fo-Kien durante a madrugada avançada. A ilha de Formosa ficava para trás e os aventureiros ultrapassavam o trópico de Câncer.
Ali o mar demonstrou-se agitado e com muitos redemoinhos. Não foi nada fácil manter-se de pé do convés. A atmosfera mudou completamente e o progresso da embarcação tornou-se irregular demais.
Bunsby previra essa situação no final do dia anterior. O sol havia se escondido numa bruma avermelhada. O céu também dava sinais da mudança. O piloto entendeu que não devia esconder a verdade e certificou-se de que Fogg esperava mesmo saber de tudo o que ocorria. Ao aproximar-se dele sentenciou que uma borrasca se aproximava.
Fogg quis saber simplesmente de que direção vinha a intempérie. Bunsby mostrou que ela vinha do sul.
Formava-se um tufão. Então Fogg recomendou que aproveitassem a força daquele fenômeno para prosseguir. O piloto respondeu que faria como o contratante desejava.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

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