quarta-feira, 2 de agosto de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – Fogg decide comprometer sua aposta para socorrer Passepartout e outros dois passageiros desaparecidos; o capitão do forte concede-lhe trinta soldados voluntários; Fix se vê indeciso e resolve permanecer na estação Kearney

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/07/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_30.html antes de ler esta postagem:

Phileas Fogg entendeu perfeitamente que tinha obrigações em relação ao seu criado desaparecido... Ele notou a angústia de Aouda e pronunciou que o encontraria vivo ou morto.
Como que a agradecer, a jovem tomou as mãos de seu protetor entre as suas, suspirou e chorou... Sem possibilitar qualquer diálogo que pudesse se prolongar, Fogg deu a entender que esperava encontrar Passepartout vivo, e acrescentou que não podia perder tempo em sua busca.
(...)
Fogg sabia que aquela decisão significava o fracasso de seu projeto. Certamente perderia tempo significativo e não alcançaria Nova York em condições de embarcar no navio para a Inglaterra... Em seus pensamentos só havia uma sentença, a de que tinha o dever de procurar o criado.
Os soldados do forte Kearney somavam efetivo de cem homens. Seu comandante os posicionara defensivamente para evitar que os sioux voltassem à carga e fizessem muito mais vítimas entre os passageiros que se aglomeravam na estação.
Phileas Fogg dirigiu-se ao comandante e anunciou que três passageiros estavam desaparecidos. O militar quis saber se haviam sido mortos. O inglês respondeu que talvez estivessem mortos, mas também podia ser que estivessem prisioneiros dos índios. Era preciso conferir!
O comandante foi perguntado a respeito de suas intenções... Perseguiria os sioux? Ele respondeu que a situação não era tão simples assim... Os índios podiam escapar para além do território do Arkansas. Nesse caso, como poderia abandonar o forte? Ele havia sido incumbido de guardar aquela posição.
Fogg quis sensibilizá-lo ao voltar a dizer que a vida de três homens podiam estar sofrendo ameaças... O comandante redarguiu ao questionar se estaria correto arriscar a vida de cinquenta para “salvar a de três”.
Para o inglês, a questão não podia se resumir ao comandante cogitar se podia ou não... Tratava-se de um imperativo! Era o seu dever!
No mesmo instante o outro respondeu que ninguém precisava lembrar-lhe a respeito de seus deveres.
Fogg admitiu a condição do militar e disse que, então, partiria sozinho... Fix espantou-se e indagou se ele estava mesmo decidido a avançar solitariamente por aquelas paragens completamente desconhecidas... Fogg respondeu questionando se queriam que ele deixasse o pobre rapaz à mingua... Será que ninguém percebia que estavam vivos graças a Passepartout?
(...)
Finalmente o capitão mostrou-se comovido com a franqueza de Fogg... Disse que não permitiria que ele partisse para um enfrentamento desigual com os índios.
O militar dirigiu-se aos seus comandados e sentenciou que precisava de trinta voluntários... Todos os soldados deram um passo à frente.
Trinta deles foram selecionados... Um velho sargento foi destacado para comandar o grupamento.
Fogg agradeceu ao capitão... Fix aproximou-se manifestando que gostaria de fazer parte da expedição... Fogg disse-lhe que podia ficar à vontade para fazer o que bem entendesse... Mas acrescentou que, de sua parte, esperava que ele fizesse o grande favor de permanecer junto à Aouda , assim poderia socorrê-la caso lhe ocorresse algum apuro.
O policial agitou-se... Vinha de uma perseguição implacável ao seu suspeito... De modo algum poderia deixá-lo escapar naquela imensidão.
Apesar disso não teve como não atender à solicitação do cavalheiro... Por fim respondeu que ficaria com a jovem.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas