Os recortes estudados eram do próprio livro didático da escola (da coleção “Sociedade e Cidadania”, FTD, de Alfredo Boulos Júnior).
(...)
O citado livro traz um fragmento de “Capítulos de
História Colonial & Os Caminhos Antigos e o Povoamento do Brasil”, do historiador
Capistrano de Abreu:
“De couro era a porta das cabanas, o rude leito
aplicado ao chão duro, e mais tarde a cama para os partos; de couro todas as
cordas, a borracha para carregar água; o mocó ou alforje para levar comida, a
mala para guardar roupa, mochila para milhar cavalo, a peia para prendê-lo em
viagem, as bainhas de faca, as bruacas e surrões, a roupa de entrar no mato.”
(...)
Durante uma das aulas para o grupo de alunos de alunos de 8º ano (turma
C) do Ensino Fundamental, depois da busca dos significados das palavras
desconhecidas, surgiu a ideia de montar uma encenação a respeito da vida dos
vaqueiros do sertão.
Sugeri a dramatização tendo como fundo algumas músicas
regionais e apresentei o álbum “Vivência” (1973) da Banda de Pau & Corda.
Os alunos se interessaram sobretudo pelas faixas “Vivência” e “Vida de Vaqueiro”.
As letras das músicas forneceriam os roteiros...
Um dos questionamentos foi a respeito do público para o qual se
apresentariam... Como não pretendiam apresentar aos alunos dos últimos anos do
Ensino Fundamental, cogitou-se a possibilidade de convidar as crianças menores.
(...)
O professor Tiago mostrou-se interessado pelo projeto. E foi assim que o convidamos para o primeiro bate-papo na sala dos
alunos do 8ºC. Eles mesmos explicaram o que tinham em mente...
O professor ouviu as músicas escolhidas (ficamos
sabendo que ele também é músico e estudioso da música) e contribuiu com novas
sugestões. Uma delas foi a de fazermos uma oficina de “xilogravura” com o seu
grupo de alunos de 3º ano.
Tudo bem simples... Depois
de juntarmos algumas bandejas de isopor, nos reunimos na sala da criançada.
Tiago explicou o processo e todos se puseram a desenhar e a fazer sulcos nas
superfícies do material. Depois era a tinta e o carimbo na grande tira de
papel.
A interação foi exemplar e o trabalho permitiu entender um pouco dos
cordéis... Daí surgiu a ideia de inserirmos no cenário algo relacionado a essa
manifestação cultural.
(...)
Os alunos dividiram tarefas e papéis... Dois fariam
a narração e tratariam de introduzir o tema e apresentar alguns mapas em slides.
Na sequência viriam as músicas com as dramatizações e
mais imagens selecionadas para ilustrar as mensagens.
Numa outra ocasião trataremos um pouco mais a respeito do projeto.
(...)
Também foi o professor Tiago que sugeriu a leitura de “O burrinho pedrês”,
primeiro conto de “Sagarana”, de João Guimarães Rosa.
As próximas postagens serão exatamente sobre
este conto, que muito acrescenta à temática proposta.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2018/03/vida-de-vaqueiro-uma-proposta-de_25.html
Um abraço,
Prof.Gilberto