sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mapa de Isidoro de Sevilha - comentários

Achei interessante o trabalho com este mapa que foi selecionado por SEE para volume 1 de atividades - 2º do Médio. Ele é bem representativo sob vários aspectos.

O fato de ser um mapa Medieval e da autoria de um bispo da Igreja Católica, revela-nos o poder exercido pelos religiosos daquele tempo. Além do controle espiritual e religioso, detinham também o poder sobre a organização da sociedade e o conhecimento considerado válido.

As explicações sobre o mundo, a vida e seus fenômenos eram definidas a partir da Bíblia e das premissas estabelecidas pelos padres da Igreja. O mapa é produto dessa situação. A isso podemos chamar de Teocentrismo.

O mapa colado aqui foi copiado do caderno de atividades porque ele apresenta alguns detalhes que não são verificados naquele que faz parte da postagem de ontem. Esse mapa também é chamado de "OT" porque o seu desenho lembra a aglutinação das duas letras. Isso é mais facilmente notado no mapa da publicação de ontem.

Percebam que o mapa apresenta os três continentes conhecidos até então. O mundo conhecido era basicamente aquele dominado pelos romanos na Antiguidade: Europa, norte da África e oeste da Ásia, que formavam o Impe´rio Romano... Mas, quando pensamos nos mapa-múndi atuais, notamos que essas terras estão colocadas em “posições incorretas”. Os continentes são circundados por um grande oceano e por eles está passando o Mar Mediterrâneo (é o que forma o "T"), que era o que conheciam melhor. Ao norte está a Ásia porque ali, a partir das interpretações bíblicas, acreditavam que havia o Éden criado por Deus. A Ásia (o Oriente) era o que interessava.

Podemos dizer que ser “orientado” tem a ver com essa visão medieval... Colocar acima de tudo os princípios religiosos...

Assim como não é por acaso que nos dias de hoje (nossos mapas apresentam o norte na parte alta) dizemos que “ter um norte” é seguir objetivo correto, adequado...

Notem, além disso, que em cada porção de terra há o nome de um dos filhos de Noé (Cão, Sem e Jafeh), que repovoaram a Terra após o dilúvio narrado no Antigo Testamento.
Para finalizar, não podemos deixar de destacar a Cruz que está assinalada no alto do mapa, onde está a Ásia. Além disso, a forma circular representava desde os tempos platônicos a perfeição relacionada a Deus. Dados esses elementos aqui elencados, a resposta adequada para a questão apresentada ontem é a alternativa “A”.
Pode ser interessante consultar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/01/consideracoes-sobre-isidoro-de-sevilha.html.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas