quarta-feira, 16 de março de 2011

Romanos, Cap.3, Vers.28; teses 43 & 46 de Lutero

Após as discussões sobre a Reforma Religiosa (ver http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/03/consideracoes-sobre-lutero-e-reforma.html), segue a proposta de leitura desses fragmentos... Eles nos ajudam a ter maior clareza sobre a base doutrinária e as teses luteranas contra as indulgências.


Os fragmentos são citados em Caderno 1 de atividades dos alunos de 2º ano do Ensino Médio e foram extraídos de http://bibliaonline.com.br/acf/rm/3 e de http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/95%20Teses%20de%20Lutero.pdf


Carta aos Romanos, Cap. 3, Versículo 28


“28: Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei [...].”
Este fragmento da Carta aos Romanos dá um embasamento à doutrina da “salvação pela fé”, a base da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero. Ele se opôs com determinação à venda das Indulgências pela Igreja Católica como possibilidade de salvação dos fiéis. As indulgências “não salvam”, não há obra que redima o ser humano desde o pecado original.


Em oposição às indulgências, Lutero afirmava no Debate para o Esclarecimento do Valor das Indulgências (31/10/1517):

“43. Deve-se ensinar aos cristãos que, dando ao pobre ou emprestando ao necessitado, procedem melhor do que se comprassem indulgências. [...]
46. Deve-se ensinar aos cristãos que, se não tiverem bens em abundância, devem conservar o que é necessário para sua casa e de forma alguma desperdiçar dinheiro com indulgências.”



Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas