domingo, 27 de março de 2011

Semana de eleições na EMEF Teodomiro

Há uma grande expectativa em nossa escola municipal.

Desde o final do ano passado uma comissão de alunos decidiu formar o Grêmio Estudantil. Fui convidado para as reuniões como apoiador. É claro que não poderia recusar o convite.


Formou-se uma Comissão Pró Grêmio, que passou a discutir sobre Estatuto, integrantes e competências de uma diretoria, além dos trabalhos que um Grêmio pode realizar.

Foram realizadas plenárias para alunos do 5º ano (antiga 4ª série) até os de 8º ano (antiga 7ª série). Nessas plenárias a Comissão apresentou slides, explicou o funcionamento e a importância de um Grêmio Estudantil... Tirou dúvidas do pessoal.

Organizaram-se chapas para concorrer a eleições ainda no final do ano passado. A chapa vencedora instituiria o Grêmio e conduziria o processo eleitoral no início deste ano. Porém o calendário escolar foi muito carregado e novas discussões e decisões ficaram para o começo deste 2011.

Neste ano a Comissão se reuniu e discutiu o Edital das Eleições. Foram definidas as datas para as inscrições e três chapas se habilitaram. Seus representantes decidiram uma série de encaminhamentos, como data e normas de Campanha, número identificador de cada chapa, função dos apoiadores de chapa, data das eleições (30 e 31/março), operacionalidade das urnas, apuração, fiscais... Tanta coisa.

A semana passada foi de Campanha Eleitoral. Posso afirmar que nunca vi nossos alunos tão envolvidos em um assunto (só deles) como nesses dias. Uma das chapas (37) não conseguiu articular seus membros na busca de votos, então todos percebem que há certa bipolarização entre a chapa 40 e a 18, que foram as que mais investiram na Campanha.
Os alunos eleitores se posicionaram e defendem suas chapas, pedem os votos... Alguns mais exaltados andaram sabotando cartazes dos outros. Houve até troca de acusações e denúncias... Recorreram a mim e a outros professores. De minha parte, procurei mostrar que eles deveriam esclarecer melhor os seus apoiadores que, provavelmente, não estavam devidamente inteirados das regras que as lideranças haviam combinado.

Sei de colegas professores que aproveitaram os debates em sala para construir uma aula muito interessante sobre Cidadania, valorização de nossa Diversidade Cultural... Mas eu fico encantado mesmo é com a estudantada. A cada dia eles me surpreendem com sua dedicação, sugestões e vontade de fazer mais pela escola e pela própria formação. Vocês acreditam que eles planejaram “urna eletrônica”, debate entre os candidatos à presidência, e até um telão que exibiria as chapas e suas propostas no pátio escolar em horários de intervalo? Os mais novos estão tão animados e envolvidos que isso reforça as nossas esperanças de que o Grêmio deve seguir sua trilha neste e nos próximos anos.

Um abraço,
Prof.Gilberto

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