sexta-feira, 14 de outubro de 2011

"Os Mandarins", de Simone de Beauvoir. O regresso de Henri e Nadine de Portugal

Talvez seja interessante acessar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2011/10/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir_11.html antes de ler esta postagem:
A estadia em Portugal revelou as condições precárias em que viviam numerosas famílias... Bairros mal cheirosos e casas insalubres com moradores mal vestidos e alimentados... Henri retornava para a França com certos compromissos assumidos com Das Viernas. Nadine retornava um pouco decepcionada, mas os dias ao lado de Henri trouxeram-lhe certo amadurecimento.
De volta a Paris, o primeiro a encontrarem foi Vincent, que foi recebê-los na estação ferroviária. Ele se espantou com a grande quantidade de souvenires trazidos pelos viajantes. A novidade que revelava era o Rolls Royce, veículo com o qual o L’Espoir podia contar.
Henri seguiu para o encontro com Paule. Ela o recebeu afetuosamente e alegre com os presentes que acabava de receber (meias de seda, sandálias de camurça, bolsa, tecidos, echarpes, luvas). Henri ficou sabendo que o seu livro tornara-se um sucesso no pós-guerra... Paule se mostra ainda mais submissa e diz que sabe que Henri tem uma missão importante como intelectual, e isso é algo que está muito acima dela... Ela quer dizer-lhe que procurará ser digna de ser sua companheira, quer que ele concorde que, no convívio com ela, sua liberdade é respeitada...
Podemos dizer que Paule, em relação a Henri é um ser para o outro... A moça se anula completamente e sua vida só tem sentido se consegue promover, para o outro, satisfação e realização pessoal... Henri quer que Paule admita que o que havia sido dito na conversa entre ambos antes da viagem devia se concretizar. Ela retruca e diz que o companheiro não precisa se instalar num hotel. Ali no estúdio, dadas as mudanças pelas quais Paule passou, Henri teria sua liberdade e teria independência para curtir suas aventuras.
Henri deixou Paule e seguiu em direção ao jornal, queria ver todos os companheiros... Só Lambert não estava presente... Os amigos queriam saber sobre a viagem, os presentes trazidos, se ele trouxera alguma reportagem... Todos se encaminharam para o bar.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/03/os-mandarins-de-simone-de-beauvoir.html...
Leia: Os Mandarins. Editora Nova Fronteira.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas