quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"Corações Sujos", de Fernando Morais - Eiiti Sakane

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais-o_20.html antes de ler esta postagem:

A Shindo Renmei estava agonizando... Quase 30 mil japoneses haviam sido presos e uns 4 mil deles foram fichados e identificados... Não se podia dizer que o movimento ainda contasse com uma direção.
De acordo com Morais, Eiiti Sakane era um dos poucos que ainda atuavam como uma espécie de ronin, um “guerreiro solitário”... Seus planos de ação envolviam correrias e ações espetaculares, como foram os casos do incêndio e da bomba...
O início da História de Sakane no Brasil é como o de milhares de japoneses... Chegou ao Brasil ainda bem jovem (contava 19 anos em 1927). Casou-se com Mosako, que conheceu durante a travessia marítima para o Brasil. Com ela teve três filhos. Trabalhou como lavrador na região de concentração de imigrantes japoneses, Cafelândia e Marília. Sua esposa contraiu tuberculose e teve de ser internada para tratamento em São José dos Campos, cujos ares eram indicados aos que padeciam de moléstias respiratórias. Sakane mudou-se com os filhos para as proximidades, passando a viver em Moji das Cruzes e tornou-se ajudante de caminhão. As constantes viagens pela rodovia Rio-São Paulo permitiam-lhe visitas regulares à esposa.
Depois da cura de Mosako, Sakane retornou para Marília e, trabalhando como atendente de farmácia, teve um aprendizado que lhe garantia o sustento. Mudou-se para Tupã, onde conseguiu trabalho de melhor remuneração numa outra farmácia. A vida prosseguiria sem maiores desvios, não fosse pelos contatos que passou a ter com Kanji Aoki.
Aoki era um dos líderes da Shindo Renmei na região de Tupã e contava com o prestígio e a consideração a ele dispensados pelos membros da colônia japonesa, pois era mestre de artes marciais dotado de controle mental impressionante (conseguia manter-se de pés descalços sobre a lâmina do sabre). Ele tinha formação militar e era muito respeitado também pelo conhecimento intelectual que manifestava.
As conversas que Aoki teve com Sakane levaram-no a perceber que este era mesmo um patriota “dos que se dispunham a dedicar a vida pela causa da Shindo Reinmei”. Os episódios do primeiro dia de 1946 em Tupã (o dos “sete samurais”) foram planejados por Sakane. A liderança que ele exerceu na perseguição ao soldado Edmundo levou Aoki a pensar que era “de quadros assim” que a “Liga do Caminho dos Súditos” precisava... Então encaminhou-o para São Paulo, onde Sakane viveria um contato mais próximo com os dirigentes.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/02/coracoes-sujos-de-fernando-morais_24.html
Leia: Corações Sujos. Companhia das Letras.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas