terça-feira, 21 de agosto de 2012

“A Moreninha”, de Joaquim Manuel Macedo – Série Reencontro – os quatro estudantes de medicina; o convite de Filipe; a aposta com Augusto; o apelo de Fabrício

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/08/consideracoes-sobre-moreninha-da-serie.html antes de ler esta postagem:

O texto começa narrando a chegada de Filipe à casa onde estão seus três companheiros de curso de medicina. O ambiente não é dos mais organizados, tampouco Fabrício, Leopoldo e Augusto estão decentemente vestidos. Filipe chega dando sermões, mas é rechaçado pelos três que falam que o amigo está bêbado (no original gritam carraspana).
Passada a algazarra, Filipe convida os amigos para passarem a véspera e o dia de Santa Ana na ilha de Paquetá. Leopoldo e Fabrício respondem afirmativamente no mesmo instante, Augusto não se mostra empolgado. Os moços fazem brincadeiras sobre passarem os dias hospedados na casa de Dona Ana, a avó de Filipe... Para impressioná-los, e especialmente a Augusto, ele diz que poderiam se encantar e se divertir com suas primas Joana e Joaquina, e sua irmã Carolina. Vê-se que os quatro são bem jovens, mas Augusto já se apresenta como um tipo marcado por alguma decepção amorosa, por isso é inconstante quando o assunto são as moças. Demonstrando não se importar, disse que seria capaz de namorar as moças sem se envolver seriamente com elas.
Ele então aceitou a aposta de Filipe, que disse ter certeza de que ele voltaria de Paquetá apaixonado por uma de suas primas. Os quatro elaboram um documento para que a aposta ficasse sacramentada. Então, Augusto seria perdedor se permanecesse apaixonado por 15 dias ou mais, no período de um mês, por uma das moças... (de acordo com a adaptação, 20 de julho de 1840 foi a data em que firmaram a aposta)... Caso isso não fosse detectado pelos amigos, Filipe sairia derrotado... O perdedor deveria escrever um romance em que confessasse o ocorrido. Não é por acaso que o título deste capítulo é “Aposta Imprudente”.
Na noite de sexta-feira, véspera da partida para Paquetá, Augusto recebeu das mãos de seu escravo (“seu moleque”, o menino Rafael) uma carta de Fabrício. Este capítulo é intitulado “Fabrício em Apuros”...
A carta revela como ele conheceu sua namorada Joana, prima de Filipe... Em síntese, podemos dizer que ele se encantou por ela no teatro São Pedro, numa ocasião em que lá estivera com sua irmã e com a mãe, Luísa... Por intermédio de Tobias, o escravo da moça, Fabrício acabou conquistando o coração da moça.
Mas a carta revela também que o namoro era-lhe um tormento, sobretudo porque Joaninha era ciumenta e exigente demais com ele (devia escrever-lhe 4 cartas por semana; passar pela casa dela 2 vezes por dia; ir ao teatro e a bailes...), sem contar que o moço estava sempre sem dinheiro por causa dela... Mas o que Fabrício esperava com a carta enviada ao amigo?
Esperava que Augusto, ao chegar a Paquetá, cortejasse e conquistasse Joana... De sua parte, demonstraria um comportamento de indignação por sentir-se traído... Assim esperava livrar-se daquela relação. 
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2012/08/a-moreninha-de-joaquim-manuel-macedo_23.html
Leia: A Moreninha. Série Reencontro – Literatura. Editora Scipione.

Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas