quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

“Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder – Mika esclarece a vida no planeta Eljo; os “mumbos”; impulsionado pelas Ciências Naturais, Joakim revela indagações que o acompanham desde então

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/02/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder_11.html antes de ler esta postagem:

Já fazia umas 12 horas desde que o pai de Joakim o acordara para anunciar a expectativa do nascimento de seu irmãozinho (ou irmãzinha) e se retirou com a mãe para o hospital... Eram cinco da tarde... Ele decidiu escrever um bilhete para a tia Helena, que deveria retornar das compras em breve... O hábito dos pais de escreverem bilhetes um para o outro quando precisavam sair foi que inspirou Joakim àquela ideia... Ele nunca havia escrito um bilhete antes... Em síntese, ele comunicou que sairia para descobrir “uma coisa importante” relativa ao peixe, à farinha que ela encontrou espalhada pela casa, e ao irmãozinho que deveria chegar em breve... O bilhete foi terminado com um “volto na hora de dormir”.
Tanta curiosidade a convivência com Mika proporcionou, que ele decidiu que era momento de esclarecer suas dúvidas. A ausência de umbigo na barriga de Mika era muito intrigante... Então segurou o amigo espacial pela mão e o conduziu até uma pequena colina onde havia um arranjo de pedras feito por ele e o pai... Sentaram-se ali e por um tempo contemplaram a casa, o mar, ilhotas e recifes a certa distância... Joakim ficou satisfeito ao notar que o ruído das gaivotas poderia abafar a gritaria que porventura Mika principiasse. Se à beira-mar Joakim falou sobre a vida em seu planeta, esperava que ali no alto Mika falasse sobre as suas origens.
Abanando os dedos, e às vezes chupando o polegar, Mika principiou a falar... Parecia um tipo mais sério, e Joakim o comparou ao próprio pai... Explicou que vinha do planeta Eljo, onde a vida também se iniciara no mar sem que ninguém soubesse exatamente como... Disse ainda que, por lá, há muitas espécies diferentes... Obviamente Joakim relacionou as duas realidades, a sua e a de Mika. Mas, conforme o outro revelou mais sobre a sua procedência, as surpresas se tornaram maiores.
Mika contou que em Eljo havia animais como os dinossauros de nosso planeta... Eles também viveram há milhões de anos e são conhecidos em seu planeta como mumbos. Em Eljo nenhum animal gera filhotes vivos... Todos põem ovos de casca dura... Então Joakim quis saber como é que as criaturas como Mika nasciam...
O menino do espaço explicou que os mumbos não morreram devido a qualquer grande alteração... Nenhuma grande mudança ocorreu em Eljo que pudesse ser comparada às alterações que podem ter dizimado os dinossauros da Terra. Dizia essas coisas com euforia, mexendo os dedos efusivamente... Revelou que os mumbos se transformaram, evoluíram... Sendo assim, todos os viventes são mumbos em Eljo, inclusive ele e os de sua espécie... Nem todos sabem falar, mas os que dominam a fala podem “fazer perguntas inteligentes sobre o espaço sideral”... Essas revelações deixaram Joakim encantado... Tão encantado, que demonstrou isso na carta que escrevia à Camila.
Mika explicou que, antes de nascer, estava em um ovo que era muito bem cuidado e protegido por seus pais... Justificou isso ao afirmar que em seu planeta há animais que roubam os ovos dos outros. Então, em Eljo, o ovo é considerado o maior tesouro que alguém pode possuir... Quando Mika estava no ovo foi carregado pelos pais de um lado a outro, em um carrinho... E era como a um tesouro que eles o tratavam. Ele contou que foi se desenvolvendo dentro do ovo até chegar o momento de romper a casca. Este instante era aguardado por todos os seus parentes... Esclareceu que a criatura prestes a nascer permanece enrolada e chupando os dedos. Embora não tivesse condições de esclarecer a todas as perguntas de Joakim sobre o nascimento em seu planeta, Mika explicou que se trata de um momento muito delicado, pois a luz e os sons exteriores incomodam o bebê ao nascer...
Como num adendo, neste ponto, Joakim chama a atenção de Camila para o fato de tudo o que o amigo espacial lhe revelou ser tão emocionante e misterioso quanto a história de nosso planeta e as notícias sobre o nascimento do irmãozinho que ele contara teria sido para Mika... Após aquelas explicações, ele conseguiu entender por que o outro tinha tantos problemas em aceitar a condição dos mamíferos.
Joakim conta que aquelas revelações o tornaram (mais) apaixonado por Ciência Natural... E isso é algo que ocorre “até os dias atuais”. As palavras do amigo espacial daqueles dias de sua infância não são desconsideradas pelo cientista adulto Joakim, que não descarta a possibilidade de haver vida em outros planetas... Se assim for, pode ser que ela tenha se desenvolvido a partir de criaturas mais frágeis... Seguindo o seu raciocínio, escreve que há leis naturais que valem para todo o universo... Então pode ser que existam também regras sobre o desenvolvimento da vida a partir de organismos unicelulares até os mais complexos e pensantes.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/02/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder-os.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas