sexta-feira, 15 de março de 2013

“Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder – tia Helena desperta Joakim com a notícia do nascimento do irmãozinho; Mika, e também o coelhinho branco, estão ausentes; primeiros movimentos do bebê; frase e desenho de boas vindas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/03/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder.html antes de ler esta postagem:

Joakim foi despertado pela tia Helena... Ele tinha a impressão de que a noite havia passado muito depressa. Ela se aproximou de sua cabeceira e a primeira coisa que lhe ocorreu foi Mika dar um beliscão na perna dela... Sorrindo, ela sentou-se na beira da cama e anunciou a chegada de um irmãozinho. Feliz, Joakim respondeu que “sabia que seria um menino”. Tia Helena justificou a sua ansiedade dizendo que o pai havia telefonado do hospital para dar a notícia... Ela considerou que devia acordar o sobrinho para adiantar-lhe a situação... Depois disso desceu a escada em direção à cozinha, dizendo que estava preparando um café da manhã completo.
Depois que ela saiu, Joakim deu uma olhada embaixo da cama e chamou Mika, mas ele notou que o cobertor estava lá abandonado... Joakim pensou que talvez ele já estivesse acordado (teria retornado a Eljo antes de “acordar”?)... Pensou também, se o outro não havia retornado, onde poderia estar... Outra coisa que o garoto deu falta foi um coelhinho branco de pelúcia (seu único amigo até então). Imaginou que Mika tivesse levado o coelhinho para não se sentir só durante a viagem... Joakim estava tão empolgado com a chegada do irmãozinho que nem se importou muito com isso.
Joakim se lavou e seguiu para o café... Tia Helena lia jornal e foi interrompida pelo sobrinho que pediu que ela “cortasse a cabeça” do ovo cozido para se alimentar (isso fez o menino se lembrar das conversas com o amigo espacial, nascido de um ovo)... Algum tempo depois o pai de Joakim chegou tocando a campainha (o barulho também fez Joakim lembrar-se do amigo que já devia estar saindo do Sistema Solar)... O pai abraçou o filho e explicou que ia trocar de camisa e escovar os dentes para levá-lo ao hospital onde estava o irmãozinho... Joakim não entendeu por que começou a chorar copiosamente ao ouvir as palavras do pai, que também estava muito emocionado.
Tia Helena foi levada de carona até a cidade, e os dois seguiram para a visita... Ao abraçar a mãe, o menino sentiu que ela estava pálida, parecia doente. O irmãozinho estava deitado em um bercinho numa sala onde havia muitos outros recém-nascidos. E a impressão de Joakim não foi das melhores, pois o achou pequeno e de rosto bem avermelhado, dormindo como um ouriço do mar. Mas logo o bebê despertou mais a atenção do irmão mais velho ao acordar, esticar os dedinhos, dobrá-los e chupar o polegar... Esses gestos espontâneos faziam-no lembrar de Mika... Joakim imaginou que a pequena criatura, além de não saber falar, não tinha condições de pensar... Mas, como parecia querer agarrar algo no ar e abanava os dedos, dava a impressão de que talvez tivesse (como Mika) algo a dizer...
E foi a última frase que ouviu do amigo espacial que decidiu proferir ao irmãozinho: “Feliz aniversário, mano! Há um mundo inteirinho esperando por você!”
Os dias seguintes foram marcados por duas visitas de Joakim à mãe e ao irmãozinho no hospital... Depois aconteceu de os dois chegarem à casa num taxi... O garoto estava muito ansioso e recepcionou a criança com um desenho feito especialmente para ela (a Terra vista do espaço com o “título” Ei! Tem alguém aí?).
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2013/03/ei-tem-alguem-ai-de-jostein-gaarder-o.html
Leia: Ei! Tem alguém aí? Companhia das Letrinhas.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas