terça-feira, 28 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Luba Luft chama a polícia; o oficial Crams não conhece Deckard; o “caçador de recompensas” se vê em situação absurda

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_27.html antes de ler esta postagem:

As questões apresentadas por Deckard à srta. Luba Luft deixavam-na confusa... Ela devolvia-lhe várias dúvidas... Isso prejudicava o teste e é por isso que ele estava muito insatisfeito... Sabemos que o seu objetivo era o de identificar o mais rápido possível o andy e eliminá-lo na sequência.
(...)
Irritada, Luba Luft esfregou o rosto, e esse seu movimento acabou descolando os terminais que estavam em contato com sua face... Ao tentar recuperar o disco adesivo que havia caído no chão, seu figurino rasgou...
Deckard ajoelhou-se e passou a tatear abaixo da penteadeira em busca do acessório... No instante em que o recuperou e se levantou, viu que Luba apontava um tubo laser contra a sua cabeça...
Luba Luft se mostrou bem agressiva e justificou que as perguntas que lhe eram feitas não tinham nada de investigação policial... Reclamou que Deckard parecia um “pervertido sexual”... Ele quis tranquilizá-la apresentando sua identificação policial... Ao levar a mão ao bolso notou que ela tremeu de modo semelhante ao que tinha acontecido com Polokov.
A andy cantora lírica ameaçou Deckard de morte... Aquilo podia, de fato, ocorrer... Ele lembrou-se de Rachael e de sua oferta de ajuda... Será que a caçada ao segundo Nexus-6 da lista podia ser diferente?
(...)
Acuado, Deckard teve de atender às exigências de Luba... A situação se invertera consideravelmente...
(...)
Luba quis conhecer as próximas questões a que seria submetida... Pegou as folhas e leu a respeito da situação em que se via lendo uma revista que continha a fotografia de uma mulher nua...Nova leitura e ela se deparou com a questão em que engravidava de um tipo qualquer e depois fazia um aborto...
(...)
Luba não escondia a sua indignação... Resolveu que chamaria a polícia. Ainda com o tubo a laser em mãos, dirigiu-se ao vidfone e solicitou o Departamento de Polícia de São Francisco... Disse que precisava da presença de um policial em seu camarim na Casa de Ópera.
Deckard sentiu-se aliviado... Pensou que, daquela forma, tudo se resolveria a seu favor. E ficou tão satisfeito que acabou dizendo isso a Luba... Depois pensou que ela tivesse convicção de que fosse verdadeiramente humana...
(...)
Não demorou e um policial devidamente uniformizado e identificado apareceu no camarim... Este tipo era o oficial Crams... Ele pediu para a atriz guardar a arma... Ela entregou-lhe o tubo e explicou o que havia ocorrido desde o momento em que Deckard havia entrado querendo fazer-lhe perguntas... Disse que não pensou que houvesse nada de errado, mas de repente sua pesquisa revelou-se obscena.
Crams pediu os documentos de Deckard... Ele explicou que era “um caçador de recompensas no departamento”. O outro deixou claro que conhecia todos os caçadores de recompensa da região... Deckard completou que seu chefe era Harry Bryant, e que havia assumido o serviço iniciado por Deve Holden, que estava no hospital.
Deckard falou essas coisas esperando que elas esclarecessem tudo... Mas a situação começou a ficar estranha quando Crams devolveu-lhe a identificação e garantiu que nunca tinha ouvido falar dele.
Deckard pediu permissão para ligar para Bryant... Crams disse que também não tinha a menor ideia de quem era Bryant...
(...)
O que Deckard podia fazer?
Disparou para Crams que ele só podia ser um androide do mesmo modo que a srta. Luft... Depois tomou posse do vidfone e deixou claro que ligaria para o seu chefe... Crams ia fornecer-lhe o número, mas Rick garantiu que não era necessário porque ele sabia muito bem.
Ao mesmo tempo em que se mostrava ríspido em sua fala com Crams, Deckard temia pelo desfecho daquela situação absurda.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas