quinta-feira, 30 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – duas “realidades paralelas”; onde se existe verdadeiramente? Deckard, caça ou caçador?

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_29.html antes de ler esta postagem:

Podemos notar que Deckard encontra-se em uma situação confusa demais... Depois que a srta. Luba Luft acionou a polícia, ele caiu como que numa ”trama paralela”... De perseguidor passou a suspeito... O tira Crams disse-lhe que conhecia todos os caçadores de recompensa da região! Então como é que podia não conhecê-lo?
Seriam humanoides todos ali? Seria ele um androide, como Luba dissera ao provocá-lo?
Ninguém conhecia Harry Bryant... Os restos mortais em seu hovercar seriam investigados e, se o resultado do exame desse em negativo para “androide”, Deckard estaria em maus lençóis...
Crams o conduziria ao Palácio de Justiça... Mas a direção tomada era a oposta...
Algo como um sonho ruim parecia estar ocorrendo.
(...)
A direção sul simplesmente não fazia sentido algum... Deckard insistia que o Palácio ficava na Lombard... Depois que Crams disse que o endereço citado era do antigo prédio arruinado, Deckard insistiu para que o levasse até lá... Queria conferir a informação, pois ela negava a sua rotina diária! Era lá que trabalhava!
Em apenas três minutos poderiam chegar no “antigo” Palácio da Justiça... Mas Crams não deu crédito às palavras de Deckard... Sem levar em consideração as preocupações do outro, cogitou que talvez ele fosse um androide com memórias falsas embutidas... Seria possível? E perguntou se ele já havia pensado a este respeito.
Ao notar que Crams conduzia o veículo para o sul, resignou-se... Nada mais podia fazer, além de aguardar o curso dos acontecimentos...
Cada vez mais se imaginava envolvido num macabro plano androide...
O havercar policial chegou à Mission e preparou-se para a aterrissagem.
(...)
O oficial Crams levou Deckard a um moderno e “espiralado” edifício... O imenso prédio na Mission Street nunca havia sido visto por ele... Algo fantástico de se observar do alto.
Em pouco tempo Deckard foi identificado e levado para local reservado onde, entre outras verificações, conferiram seu “padrão cefálico”... Em seu tempo de “policial fardado”, levara muitos suspeitos para ambientes como aquele.
Apesar de considerar familiares os vários procedimentos ali realizados, não tinha a menor ideia de quem fossem aqueles tipos... E o lugar, então? Jamais ouvira falar daquelas instalações!
Além do mais, aqueles agentes todos não o conheciam e nem conheciam o Departamento que ele tinha por oficial... Era muito estranho ter de aceitar de repente que existiam “duas agências policiais paralelas”...
(...)
O oficial Garland não usava farda...
Ele perguntou ao Crams quem era aquele que havia sido conduzido por ele... Crams disse que se tratava de um suspeito de homicídio... Explicou que Deckard alegava que sua vítima era um androide... Depois completou garantindo que isso também estava sendo verificado...
Crams despejou as informações sobre Deckard e não poupou sua ironia ao relatar que ele se passava por policial e caçador de recompensas, sendo essa a forma que encontrou para acessar o camarim de uma bela cantora lírica e fazer-lhe perguntas obscenas.
Deckard foi entregue aos cuidados de Garland, que daria prosseguimento ao caso...
Algumas surpresas nos aguardam...
Por enquanto devemos saber que sua atenção caiu sobre a pasta de Deckard, que teve de explicar que era material para o “teste de personalidade Voigt-Kampff”, e que faria o teste num suspeito quando foi apreendido por Crams.
Continua em http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_31.html
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas