sexta-feira, 31 de outubro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Garland se irritou ao saber que seu nome fazia parte da lista de Deckard; para o caçador de recompensas, Phil Resch, o chefe era suspeito; Polokov era mesmo um humanoide; certezas e dúvidas

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_31.html antes de ler esta postagem:

Deckard conferiu as fichas e constatou que Garland estava certo... Ele era mesmo o terceiro na lista dos andys que deviam ser “aposentados”.
Surpreso, Garland pôs-se a falar sobre o que estava pensando... Pelo interfone solicitou que chamassem Phil Resch, um dos caçadores de recompensas... Sua intenção era descobrir se Resch possuía uma lista de andys procurados... Imaginava que o nome de Deckard estivesse nela.
Deckard entendia que não seria mesmo improvável encontrar o seu nome numa lista que o caçador “daquele departamento” possuísse.
(...)
Mais interessado na ficha com as suas informações, Garland começou a falar a respeito dos dados ali encontrados. Todos eles estavam corretos, menos a informação a respeito de sua ocupação... Em vez de “inspetor de polícia”, a ficha o apresentava como “corretor de seguros”.
(...)
Phil Resch chegou... Garland apresentou os caçadores de recompensas um ao outro... Resch perguntou a Rick em qual local ele trabalhava... Garland, que ainda estava com a ficha em mãos, foi adiantando que era em São Francisco.
O chefe entregou a Resch a ficha em que aparecia como alvo de Deckard... Foi acrescentando que Polokov estava morto e que a srta. Luft também deveria ser “aposentada” pelo estranho.
Resch se espantou com a novidade... Ele conhecia aqueles tipos... Mas foi dizendo que sempre considerou Polokov um “tipo frio e calculista”... Garland o interrompeu dizendo que aquilo não significava nada... E justificou dizendo que os policiais soviéticos que conhecia tinham esse tipo de postura...
Para Resch isso também fazia sentido... Raciocinou que, de fato, infiltrar-se entre policiais da WPO devia ser altamente eficiente para um humanoide que não quisesse ser descoberto.
Em relação à srta. Luft, Resch nada tinha a dizer... É que, além de ouvir seus discos e saber que se tratava de talentosa cantora lírica, não a conhecia mais de perto.
Ele perguntou a Deckard se havia realizado algum teste com ela...
Deckard explicou que o teste havia sido começado, mas não pôde precisar nenhum resultado por causa das interrupções provocadas por ela... E aconteceu que ela chamou a polícia... Ressaltou ainda que o “aposentado” Polokov também não havia sido testado por ele.
Resch ouviu com atenção e depois perguntou se Deckard havia testado o senhor Garland... O chefe rechaçou a ideia, que considerou absurda.
(...)
Podemos notar que Phil Resch se interessou por Deckard e pelas informações que ele trazia, então lhe pediu informações a respeito da metodologia que utilizava... Mais uma vez vemos Deckard explicando sobre a Escala Voigt-Kampff...
É claro que Resch não a conhecia e concluiu suas impressões dizendo que sempre quisera investigar Polokov, mas nunca o testara por falta de oportunidade... Nesse instante, o chefe Garland perguntou se também ele despertava alguma suspeita... Resch nada respondeu, mas o seu silêncio foi uma indicação de que não o via sem reservas.
Nervosamente, Garland começou a dizer que seu subalterno não podia confundir as coisas... Diante deles estava um tipo que se dizia vir de uma “agência fictícia” localizada “no antigo prédio da Lombard”... Estava claro (era isso o que o chefe queria deixar estabelecido) que a lista de Deckard não continha androides... Ele era um assassino! Só chegaram a ele graças a srta. Luft... Não fosse assim, muito provavelmente aquele criminoso estaria em seu próprio encalço.
(...)
Resch não se mostrou sensibilizado pelas palavras do chefe... Garland se irritou... No mesmo instante, a secretária informou pelo interfone que o laboratório havia concluído o exame de medula óssea do Polokov... O resultado deu positivo para “robô humanoide”...
Ao ouvir a conversa, Deckard demonstrou satisfação... Enfim não poderiam incriminá-lo, e ele podia ter certeza de que suas ações haviam sido baseadas na “realidade verdadeira”.
De sua parte, Garland silenciou... Não quis ouvir outros detalhes do exame. Resch perguntou mais uma vez a respeito do teste Voigt-Kampff... Quis saber de Rick outros detalhes sobre a sua base.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço
Prof.Gilberto

Páginas