sábado, 1 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Resch se anima com a novidade trazida por Deckard; os dois caçadores querem ser submetidos aos testes; Garland se opõe e explica para Deckard que há vários androides no departamento, inclusive Phil Resch

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/10/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_55.html antes de ler esta postagem:

Saiu o resultado do exame de medula. E deu positivo... Polokov era mesmo um androide...
Ninguém podia acusar Deckard de assassinato...
Sua situação sofreu uma mudança radical...
O Oficial Garland foi quem se tornou preocupado. Como sabemos, o seu nome aparecia como terceiro andy da lista de Deckard.
Pelo visto, ele tinha algo a esconder... O seu raciocínio era o de que Phil Resch fatalmente se colocaria contra Deckard. Se isso ocorresse se livraria das complicações que o investigado pudesse representar.
Mas o que Resch ouviu no escritório do chefe reforçou as opiniões que ele tinha sobre tipos como Polokov e o próprio Garland.
Para Resch o teste que o outro trazia era comprovadamente eficaz, e é por isso que quis que Deckard falasse mais a respeito da Escala Voigt-Kampff...
(...)
Rick esclareceu sobre a reação empática e sobre como procuravam detectar as reações do entrevistado em situações diversas, notadamente as que envolviam animais.
Resch falou sobre o modelo que eles utilizavam... Tratava-se do “teste de arco reflexo Bonelli” que, de acordo com a sua própria avaliação, era bem mais simples. Em síntese o equipamento Bonelli fazia a leitura da “reação de arco reflexo que ocorre nos gânglios superiores da coluna vertebral”... Em comparação com o ser humano, um robô tinha uma reação microssegundos mais lenta.
Decidido a trocar ideias com o “companheiro de profissão”, Resch fez uns rabiscos num papel para explicar o equipamento, e acrescentou que faziam uso de determinado som ou flash de luz... Explicou que o entrevistado tinha os reflexos verificados conforme acionava um botão após estímulos. Dez reações eram medidas para que se obtivesse resultado confiável.
(...)
Deckard disse que Resch poderia testá-lo com o seu equipamento Bonelli. Disse ainda que, se ele não se importasse, também gostaria de mostrar como processava o equipamento Voigt-Kampff entrevistando-o.
Para Resch estava tudo bem... Ele garantiu que há anos vinha sugerindo que todos do departamento se submetessem ao teste Bonelli... E destacou que seria melhor se os de “mais alto posto” concordassem sem objeções...
Phil Resch fez essa declaração buscando a comprovação do chefe Garland, que disparou que o rapaz tinha direito de pensar daquela maneira... Mas Garland deixou claro que, pessoalmente, era contra porque os testes no pessoal iriam “baixar o moral do departamento”.
Deckard ousou se intrometer dizendo que Garland teria de aceitar, principalmente porque o exame em Polokov contrariara suas convicções.
(...)
Antes que Phil Resch saísse para buscar o equipamento Bonelli, Garland advertiu-o dizendo que ele não gostaria dos resultados dos testes... E garantiu que sabia quase todos os detalhes que podiam ser revelados.
(...)
 Mais uma vez Deckard ficou só com Garland... Mas dessa vez a situação era aparentemente favorável a ele.
Garland mexeu em sua gaveta até se apossar do tubo de laser... Sua ação foi rápida e, de um momento para outro, Deckard estava sobre sua mira. Rick mostrou-se tranquilo e explicou que caso fosse assassinado, Resch solicitaria uma autópsia de seu cadáver e, ao ter a confirmação de que ele não era um humanoide, exigiria que o chefe fizesse o Bonelli.
O Oficial lamentou que, desde o momento em que Crams conduzira Deckard até o departamento, sabia que o seu dia não terminaria bem...
Ele acalmou-se e devolveu a arma à gaveta.
Deckard perguntou o que os testes revelariam... Garland não escondeu que Resch era um androide que não desconfiava de sua real condição... Aliás, a própria função que ele ocupava (caçador de recompensas que “aposentava andys”) só podia ser exercida por um humano normal...
Garland explicou que conhecia a todos os que estavam identificados nas fichas que Deckard trazia...
Disse que todos, a exceção de Resch e Polokov, vieram de Marte na mesma nave...
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas