sábado, 29 de novembro de 2014

“Androides sonham com ovelhas elétricas?”, de Philip K. Dick – Deckard parte para a caçada aos últimos três androides, mas teme pela sorte; convida Rachael, espera que ela o ajude; também com ela, espera tirar sua dúvida sobre o tema da conversa com Resch

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2014/11/androides-sonham-com-ovelhas-eletricas_28.html antes de ler esta postagem:


Deckard disse a Iran que não havia tido sorte... É verdade que havia conversado com Mercer, mas ele era apenas um velho que não sabia mais do que ele próprio... Definitivamente, um velho escalando uma colina em direção à morte não teria como ajudá-lo...
Iran quis contemporizar... Que revelação o marido esperava? A revelação não seria justamente a subida da colina rumo à morte?
Deckard garantiu que já possuía a revelação... Iran desejou-lhe boa sorte.
(...)
Condapto 3697-C... Era para lá que ele devia se dirigir.
Ele bem sabia que o local era no subúrbio abandonado da cidade... Local ideal para se esconder... Resolveria a tarefa como Mercer havia sugerido, mas depois procuraria outra coisa para fazer. Será que Mercer sabia o que ocorreria durante a caçada? Deckard sairia vivo dela?
Estava muito cansado... Os dois andys representavam muito mais do que a sua disposição física aparentava suportar. De repente lembrou-se de que poderia recorrer à ajuda de Rachael.
(...)
Já no hovercar ligou para a Associação Rosen. Teve de aguardar uns dez minutos até que ela atendesse. O cansaço e a dor na cabeça, onde a pedra o atingira, estavam insuportáveis.
Rachael viu que ele havia machucado a orelha e lamentou... Deckard parecia sem jeito ao dizer que talvez ela não esperasse que lhe vidfonasse. Rachael o corrigiu lembrando que dissera que os Nexus-6 eram muito especiais e não seria surpresa se um deles o pegasse antes que ele pudesse agir.
Rick respondeu que, pelo menos até aquele momento, ela havia errado em sua previsão. A garota andy perguntou se ele gostaria de vê-la em São Francisco... Ele respondeu afirmativamente e que a esperava para aquela mesma noite.
Rachael prometeu que voaria para encontrá-lo no dia seguinte... Deckard explicou que teria de eliminar os três andys que restavam nas próximas horas, então, se era para contar com a sua colaboração, ela deveria voar imediatamente.
Deckard estava um pouco confuso... Disse que se ela não aparecesse, teria de resolver a caçada sozinho e não acreditava que pudesse dar conta da missão... Disse que havia comprado uma cabra com o dinheiro que havia recebido pelos três primeiros de sua lista.
Rachael notou que ele estava bem esgotado... Comentou que “cabras fedem terrivelmente” e, por isso, não entendia atitudes humanas como aquela... Deckard falou que o manual de instruções deixava claro que malcheirosos eram os bodes.
Mais uma vez ela comentou sobre o aspecto cansado de Deckard e perguntou-lhe se tinha certeza de que pretendia sair à captura de mais três humanoides... Depois acrescentou que ninguém havia realizado a proeza de aposentar seis andys num só dia.
Ele a corrigiu e lembrou que Franklin Powers conseguira sete há pouco tempo... Rachael quis mostrar-lhe que não podia se iludir, pois a variedade eliminada por Powers era a obsoleta McMilliam Y-4.
Rachael pediu desculpas depois de garantir que não podia encontrá-lo como ele desejava... Poderia partir no dia seguinte... Para Deckard isso poderia significar o seu fim... Pensou que tudo já estava previsto por Mercer... Rachael também devia saber o que o aguardava.
Ele imaginou que estava perdendo o seu tempo ao recorrer a ela... Disparou que a reação dela era algo como “vingança andy”... Tudo porque ele a havia decifrado na escala Voigt-Kampff.
Dá para perceber que Rachael não concordou com o entendimento de Deckard... Ele se despediu e estava para desligar o aparelho. A andy o interrompeu dizendo que ele não estava usando a cabeça.
Deckard esbravejou que, para ela, os Nexus-6 eram mais capazes que os humanos.
Rachael sentenciou que sentia que ele não aparentava “ares de decisão”... Talvez ele nem quisesse completar a missão.
Ele não disse nada a respeito. Mais uma vez pediu que ela o encontrasse... O voo demoraria uma hora apenas... Ele precisava vê-la... Disse-lhe que tinha ouvido algo durante o dia.
Deckard resumiu que se tratava de algo que envolvia “humanos masculinos e androides femininos”... Precisava vê-la.
Leia: Androides sonham com ovelhas elétricas? Editora Aleph.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas