domingo, 19 de novembro de 2017

“A Relíquia”, de Eça de Queiroz – da “Biblioteca Universal” – de como Topsius ofereceu um parecer mais que favorável a respeito dos galhos espinhosos; coroa de espinhos moldada com destreza por Pote; cuidadoso embrulho de papel pardo envolvido em fita vermelha para uma relíquia especial; festejando o dia de realizações no Vale da Escritura

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/11/a-reliquia-de-eca-de-queiroz-da_19.html antes de ler esta postagem:

Quando Topsius confirmou que a coroa de espinhos que ensanguentou Jesus Cristo não tinha sido moldada a partir dos galhos de um arbusto como aquele, Teodorico lamentou...
O rapaz disse mesmo que sua tia se sentiria muito bem se soubesse que receberia um ramo da árvore exata... Ele acrescentou ao alemão que a tia Patrocínio era muito rica. Topsius entendeu o que estava em jogo... Assim como há as razões de Estado, há as que são próprias das famílias.
É por isso que ele contemplou mais uma vez o arbusto e sobre ele estendeu suas mãos... Disse que nutria amizade pelo Raposo... Na sequência emendou que ele podia garantir à tia que um alemão muito respeitado em seu país nas questões arqueológicas afiançou-lhe que o galho “arranjado em coroa” que ela estava recebendo “foi o mesmo que ensanguentou a fronte do Rabi Jeschoua Natzarieh”.
Teodorico alegrou-se... É como se estivesse obtendo um aval do maior especialista nos assuntos sobre as relíquias cristãs.
Depois da sentença do “alto saber germânico”, Teodorico manipulou sua navalha espanhola e com precisão extraiu um dos galhos espinhosos do arbusto.
(...)
Topsius voltou aos seus afazeres científicos... Na cidadela de Cipron dedicou-se aos locais onde se acumulavam ervas úmidas e pedras dos tempos de Herodes.
Teodorico recolheu-se ao acampamento... Não escondia o seu contentamento por ter obtido a preciosidade que certamente aumentaria a consideração da tia Patrocínio por ele.
Pote moía café quando o viu entrar... No mesmo instante o saudou observando havia obtido um “soberbo galho”. O guia notou que podia-se arranjá-lo em forma de coroa... Mas é evidente! O resultado seria um exemplar objeto de devoção.
Foi Pote que, com sua destreza, “entrelaçou o galho rude em forma de coroa santa”... Ficou impressionantemente “parecida”... Teodorico soltou um “só lhe faltam as pinguinhas de sangue”... E depois concluiu que a Titi iria babar ao recebê-la.
(...)
A coroa ficou perfeita...
Teodorico ficou satisfeito...
Mas não pôde deixar de considerar que o seu transporte seria um problema... Aqueles espinhos podiam ferir! Como prosseguir viagem à Jerusalém transportando objeto tão perigoso? Pote conseguiu uma porção de algodão e a envolveu com todo cuidado... A coroa de espinhos foi tratada como se fosse joia das mais delicadas.
Depois o rapaz ajeitou a preciosidade num pacote envolvido em folha de papel pardo... Fez ainda um acabamento com uma fita vermelha... O embrulho tornou-se arredondado e seguro.
Teodorico enrolava um cigarro enquanto admirava a destreza de Pote... mais uma vez não escondeu seu contentamento quando observou ao guia que ele nem podia imaginar a grossa moeda que aquele “galinho dentro do pacotinho” lhe renderia em seu retorno a Portugal.
(...)
Logo que Topsius retornou de sua expedição científica, Teodorico quis brindar...
Tomou uma das garrafas de Champagne Moed et Chandon que Pote trazia na bagagem... O alemão aceitou de bom grado e “bebeu à ciência”... O Raposo “bebeu à religião”.
Continuaram a beber até mais tarde. À noite acenderam uma fogueira... Diante do acampamento “mulheres árabes de Jericó” dançaram animadamente.
(...)
A lua apresentava-se fina e na forma de uma foice “sobre Moabe e para os lados de Maqueros”.
Recolheram-se à hora avançada.
Ao contemplar a lua, Teodorico lembrou-se do martírio de São João Batista.
O português estava com a cabeça um tanto atordoada pela bebedeira, mas bem feliz ao observar uma vez mais o embrulho da coroa à beira de sua cama.
O candeeiro foi apagado... A tranquilidade se fez por completa “no infinito silêncio do Vale da Escritura”.
Teodorico adormeceu.
Leia: A Relíquia – Coleção “Biblioteca Universal”. Editora Três.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas