terça-feira, 29 de dezembro de 2015

“Apartheid” – fragmentos de documentos sobre a radicalização contra a integração e a “grande migração africânder” no século XIX; união do nacionalismo africânder aos interesses imperialistas britânicos

Fragmentos de documentos selecionados por Kapuscinski para o seu A Guerra do Futebol no capítulo em que trata da África do Sul e seu regime de segregação racial (1965).


Os africânderes não aceitavam a integração e tampouco cessão de direitos aos negros.
.
Fragmento do diário de Anna Steenkamp (1838) – africânder da época da “grande migração” (Great Trek) após a abolição da escravidão pelo Parlamento inglês (1836):

                                                           Os escravos foram alçados ao mesmo nível dos cristãos, o que é contrário aos desígnios divinos e à ordem da natureza, que dividiu as raças de acordo com a cor da pele. Para qualquer cristão honesto, aquilo equivalia a ser posto de joelhos e ter os braços presos por correntes. Por isso preferimos partir, querendo manter nossa crença na pureza da raça.

(...)

União Sul-Africana e seu governo caracterizado pelo acordo entre o nacionalismo africânder e os interesses econômicos britânicos.

Mesmo após a derrota sofrida na Segunda Guerra dos Bôers (1899-1902), os africânderes conseguiram impor compromissos ao império britânico.

Fragmento de “Story of South Africa” (publicado durante a década de 1950), de Leo Marquand - O interesse inglês pela exploração de diamantes e ouro, e também pelos promissores investimentos no sul do continente superava sua oposição ao radicalismo africânder:

                                                           A descoberta dos diamantes em Kimberley, em 1870 (...) mudou o curso da história do país. Pessoas e dinheiro afluíram para lá como um rio caudaloso. Aos poucos, homens como Cecil Rhodes e Barney Barnato assumiram o controle da exploração de diamantes e construíram fortunas fenomenais, que permitiram, mais tarde, o desenvolvimento da mineração do ouro do Transvaal e a expansão do império britânico para o norte.

A imagem selecionada para ilustrar a postagem foi extraída de http://www.abcdesign.com.br/especial/design-subversivo/.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas