quinta-feira, 27 de julho de 2017

“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”, de Júlio Verne – da “Coleção eu Leio” – troca de provocações; Aouda, Fix e Passepartout quiseram impedir, mas o duelo entre Proctor e Fogg acabou sendo marcado para Plum Creek

Talvez seja interessante retomar http://aulasprofgilberto.blogspot.com.br/2017/07/a-volta-ao-mundo-em-oitenta-dias-de_25.html antes de ler esta postagem:

O diálogo entre Fogg e Proctor foi ríspido...
Aouda empalideceu e no mesmo instante notou que seu coração disparou. Foi por impulso que levou a mão ao braço de seu protetor.
O momento era dos mais tensos, já que notava-se que Fogg estava disposto a partir para o ataque físico ao seu desafeto... Quem o visse retirar a mão da jovem com toda delicadeza não diria que ele estivesse disposto ao combate corporal.
Também Passepartout tornou-se agitado e em vias de se atirar sobre o coronel americano... A tensão cresceu ainda mais quando Fix caminhou em direção ao tipo que não parava de fitar Phileas Fogg de modo provocativo.
(...)
O policial pôs-se a dizer que o coronel devia se lembrar que era entre ambos que havia diferenças, já que, por ocasião do “meeting” em São Francisco, ele e não Fogg havia sofrido seus insultos e agressão física.
Phileas Fogg o interrompeu no mesmo instante e observou que a desavença era com ele mesmo, pois todos ouviram quando o outro o provocou ao se intrometer em sua jogada com a carta de espadas... Certamente o intruso teria de responder também por esse último gesto irresponsável.
Proctor não se deu por rogado e respondeu que o inglês podia escolher o local, momento e armas com as quais duelariam.
A jovem Aouda se desesperou... Inutilmente tentou convencer Fogg a abandonar a disputa... Fix também não obteve êxito em sua nova tentativa de afastar os desafetos... Passepartout mostrou que estava disposto a se atracar com o insolente coronel ali mesmo, mas recuou ao notar que o patrão sinalizava em proibição.
(...)
Fogg retirou-se do vagão e foi seguido de perto pelo coronel Proctor.
No corredor o inglês foi dizendo que tinha “muita urgência de retornar à Europa”... Qualquer atraso na viagem lhe traria prejuízos tremendos.
O americano deixou claro que não tinha nada a ver com os problemas dele... Fogg prosseguiu dizendo que depois do episódio em São Francisco estava decidido a retornar àquele país para procurá-lo. Lamentou que, no momento, tinha assuntos que não podiam ser resolvidos na América... O retorno à Europa era mesmo inevitável e precisava fazê-lo o quanto antes.
Proctor o ouviu sem dar a menor importância... Fogg quis saber se não poderiam se reencontrar em seis meses. O americano debochou e perguntou se ele não precisava de um prazo de seis anos...
O inglês respondeu polidamente... Disse que seria pontual e garantiu que em seis meses voltariam a se encontrar. Mas de nenhum modo o americano concordou com o adiamento do duelo.
Fogg quis mostrar que também estava disposto a resolver a situação. Então perguntou ao tipo se ele viajava para Nova York, Chicago ou Omaha... Proctor negou e depois disse que não devia satisfações a ele.
Na sequência o coronel americano perguntou se o estrangeiro conhecia Plum Creek... Evidentemente Fogg não tinha a menor ideia a respeito daquela localidade. O tipo explicou que se tratava da próxima estação, onde o trem devia fazer uma parada de uns dez minutos. Era tempo mais que suficiente! E sendo assim eles poderiam descer e resolver a pendenga.
(...)
Fogg concordou...
Disse que desceria na próxima estação...
O coronel Proctor acrescentou com ironia que tudo indicava que seu rival “desceria e lá permaneceria”.
Fogg ouviu... E respondeu que ninguém podia ter certeza do que se sucederia. Depois deu as costas ao tipo e retornou ao seu vagão.
Leia: A Volta ao Mundo em Oitenta Dias – Coleção “Eu Leio”. Editora Ática.
Um abraço,
Prof.Gilberto

Páginas